Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia aponta crimes e indicia homem que xingou e ameaçou advogado de Lula

Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi xingado e ameaçado num banheiro do Aeroporto de Brasília - YouTube
Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi xingado e ameaçado num banheiro do Aeroporto de Brasília Imagem: YouTube

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

25/01/2023 19h09Atualizada em 26/01/2023 10h37

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou o empresário Luiz Carlos Bassetto Júnior, 29 anos, que ofendeu e ameaçou o advogado Cristiano Zanin no Aeroporto Internacional de Brasília, no início deste mês.

  • No relatório apresentado ao TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), o delegado Paulo Renato Alvarenga Fayão apontou que três crimes foram cometidos durante a abordagem: ameaça, injúria e incitação ao crime, com penas de até 1 ano e 6 meses de detenção.
  • Em outra frente, a Polícia Federal apura se o agressor esteve presente nos atos de vandalismo realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), em 8 de janeiro. Bassetto Junior mora em São Paulo e deverá esclarecer o que fazia no Distrito Federal no dia 11.
  • Cotado para o STF (Supremo Tribunal Federal), Zanin defendeu Lula (PT) na Lava Jato e representou o petista no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante as eleições de 2022 e 2018.

Bassetto Junior aproximou-se de Zanin no momento em que o advogado escovava os dentes. Com o próprio celular, o empresário registrou a abordagem e as ameaças.

Ele dispara impropérios direcionados a Cristiano, como 'bandido', 'corrupto', 'safado' e 'vagabundo', atingindo, assim, a sua honra subjetiva. Ainda dentro do mesmo contexto fático, o agressor ameaça a vítima. Nesse ponto, vale ressaltar que o ofensor --de forma extremamente acintosa-- além de proferir os impropérios e ameaças, praticamente deixa a vítima encurralada. De mais a mais, ele publicamente, a pratica de crime de lesão corporal contra Zanin"
Polícia Civil do DF

Procurados pelo UOL, Luiz Carlos Bassetto Junior e Cristiano Zanin não quiseram se manifestar sobre o caso.

Em nota, a Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, disse repudiar qualquer ato de violência, seja física ou verbal.

"A administradora informa que ainda não foi procurada oficialmente pelas autoridades competentes", afirmou.

Imagens foram preservadas. O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) usará os registros para embasar ações independentes que serão apresentadas contra o agressor.

No mesmo sentido, o órgão decidiu criar um grupo de trabalho para responsabilizar cível, criminal e administrativamente indivíduos que ofenderem, agredirem ou discriminarem advogados por causa de sua atuação profissional.

"Essa pratica de constrangimento à advocacia vem aumentando, demonstrando o interesse de uma parcela da sociedade em desvirtuar o ofício sagrado da advocacia perante os tribunais brasileiros", diz a portaria que criou o grupo de trabalho.

O que diz Bassetto Junior contra Zanin

"Parece destino, né, cara? Pior advogado que possa existir na vida aqui ó, aqui ó. O bandido, ó. Ó, o corrupto aqui ó. Safado! Bem aqui na minha frente, é brincadeira? Não tá no aviãozinho do seu não o, safado? Hein, vagabundo? Hein, vagabundo?

Olha aqui é, do meu ladinho aqui ó. Como pode, né, um cara se corromper tanto assim, ó. Ó que vagabundo aqui, ó. Hein, safado! Olha aqui pra câmera aqui. Dá um tchauzinho, ó, safado. Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse.

Olha! Ó aqui, ó, safado. Tem vergonha não? Tem vergonha pelo seu país, safado. Como que você anda na rua assim, ó? Olha pra cá, safado! Tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua. Safado!"