Topo

Esse conteúdo é antigo

Pedimos socorro por quatro anos e fomos ignorados, diz liderança yanomami

Do UOL, em São Paulo

26/01/2023 21h24

O vice-presidente da HAY (Hutukara Associação Yanomami), Dário Kopenawa Yanomami, contou nesta quinta-feira (26), durante o programa UOL News, que denunciaram a crise humanitária e pediram ajuda para o governo de Jair Bolsonaro (PL) por quatro anos, mas sempre foram ignorados.

Segundo levantamento do Ministério dos Povos Originários, mais de 500 crianças yanomamis morreram por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome por conta do garimpo ilegal na região.

Conforme mostrou o colunista do UOL Carlos Madeiro, a invasão da Terra Yanomami por garimpeiros ilegais ao longo dos últimos anos provocou ocupação e fechamento de postos de saúde e um caso suspeito de estupro, entre outros crimes.

Na avaliação de Dário Kopenawa, o ex-presidente Bolsonaro tinha uma política de extermínio dos povos originários e de exploração das riquezas dos territórios indígenas.

Chico Alves: Bolsonaro levou ao máximo abandono histórico dos povos indígenas


Ainda sobre a tragédia de saúde e segurança alimentar que os povos yanomamis vivem, o colunista do UOL Chico Alves lembrou que os povos originários nunca foram tratados como prioridade pelos governos brasileiros. No entanto, a gestão Bolsonaro levou ao máximo esse descaso.

"Temos que olhar para essa questão e dar a importância que ela tem. O que podemos fazer? Precisamos pressionar os políticos pelas redes sociais e fazer o que estiver no nosso alcance. Não podemos fingir que isso não está acontecendo só porque está distante dos nossos olhos", avaliou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: