Topo

Esse conteúdo é antigo

Chico Alencar diz que Lula pagará caro por apoiar reeleição de Arthur Lira

Chico Alencar (PSOL-RJ) disputará a presidência da Câmara com Arthur Lira - Divulgação
Chico Alencar (PSOL-RJ) disputará a presidência da Câmara com Arthur Lira Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/01/2023 09h08

Candidato do PSOL à presidência da Câmara, o deputado federal eleito afirmou que o presidente Lula "pagará caro" pelo apoio do PT à recondução de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Casa.

Em entrevista ao Globo, Chico Alencar admitiu que não tem chances de derrotar Lira, mas ressaltou a importância de sua candidatura como uma forma de marcar oposição ao atual presidente da Câmara.

Segundo Alencar, Arthur Lira busca usar seu poder e influência com os demais deputados para "manter o Executivo refém de seus interesses".

Lira é um Eduardo Cunha repaginado. Quer ser uma espécie de imperador do Brasil: o rei Arthur.

Quanto mais votos ele receber, mais poder de barganha ele terá. O governo terá que lidar com a chantagem permanente do Centrão.

Aliado de Bolsonaro. Em seu primeiro mandato no comando da Câmara, Arthur Lira foi um aliado de primeira hora do ex-presidente, ao barrar dezenas de pedidos de impeachment do ex-mandatário, além de apoiá-lo formalmente durante as eleições.

Entretanto, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, o político alagoano se aliou a Lula e, em troca do apoio do PT para sua reeleição, suportou a aprovação da PEC da Transição para manter o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, uma das principais promessas do petista durante a campanha eleitoral.

Lira acena para deputados. Em 2021 Arthur Lira conseguiu se eleger com o apoio de 302 deputados.

Agora, a poucos dias da votação para eleger o novo presidente da Câmara, ele pretende aumentar consideravelmente o número de votos, e acenou aos seus colegas ao conceder uma série de benefícios aos parlamentares, ao aumentar os gastos do dinheiro público para beneficiar seus pares.

Entre as medidas, estão o dobro do valor do auxílio-moradia, reajuste na verba para gasolina e mais gastos com passagens aéreas.

Para Chico Alencar, essa é uma medida para "seduzir" os deputados do "baixo clero".

[Ele] está usando a máquina ao estilo do Bolsonaro, que tentou comprar a reeleição com dinheiro público.