Topo

Esse conteúdo é antigo

Mesa Diretora de Arthur Lira deve reunir PL, PT, União, MDB e Republicanos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Marina Ramos/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) Imagem: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

30/01/2023 14h09Atualizada em 30/01/2023 17h35

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) definiu quais serão os partidos que deverão compor a Mesa Diretora da Casa a partir da próxima legislatura, caso seja reeleito nesta quarta-feira (1º) para um novo mandato de dois anos.

Lira é o grande favorito na eleição para a presidência da Câmara pelos próximos dois anos. Até o momento, apenas Chico Alencar (PSOL-RJ) pleiteou a candidatura contra o deputado de Alagoas.

O UOL apurou que Lira reuniu um time de parlamentares de diferentes espectros políticos para a mesa Diretora da Câmara, que inclui o Republicanos, o PL, o PT, o União Brasil e o MDB.

Veja os nomes:

  • Presidente da Câmara - Arthur Lira (PP-AL)
  • 1º Vice-presidente da Câmara - Marcos Pereira (presidente nacional do Republicanos)
  • 2º Vice-presidente da Câmara - Ainda em definição, mas provavelmente irá para algum deputado do PL
  • 1º Secretário - Luciano Bivar (presidente nacional do União Brasil)
  • 2º Secretária - Maria do Rosário (PT-RS)
  • 3º Secretário - Júlio César (PSD-PI)
  • 4º Secretário - Ainda em definição, mas deve ir para algum nome do MDB

Dos citados, deverão permanecer nos cargos Arthur Lira, como presidente, e Luciano Bivar, que já ocupa o posto de 1º Secretário da Câmara.

Reeleição. Arthur Lira deve ser reconduzido à presidência da Câmara dos Deputados sem maiores dificuldades. Ainda, o político alagoano deve aumentar o número de votos em relação a 2021, quando obteve 302 votos a favor.

Lira conseguiu costurar apoios das maiores siglas da Casa, inclusive do PT. O atual chefe da Câmara pediu o suporte do presidente Lula em troca de ajuda na aprovação da PEC da Transição para manter o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, uma das principais promessas do petista durante a campanha eleitoral.

Lira acena para deputados. Na semana passada, o alagoano fez gestos de aceno aos membros da Câmara para que possa ser reconduzido ao cargo.

Ele concedeu uma série de benefícios aos parlamentares. Entre as medidas, estão o dobro do valor do auxílio-moradia, reajuste na verba para gasolina e mais gastos com passagens aéreas.

Por que PL ainda é dúvida? Legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem Arthur Lira foi aliado, o Partido Liberal enfrenta um racha interno e o apoio ao atual presidente da Câmara ainda não foi selado.

Na semana passada, o deputado federal Orleans e Bragança, o autointitulado Príncipe, externou desejo em disputar o pleito. Contrariado, o líder do PL, Valdemar da Costa Neto, alertou que expulsará o parlamentar que fizer oposição a Lira, e sinalizou que escalaria Orleans para liderar a sigla na Câmara.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, Júlio César é do PSD-PI. A informação foi corrigida