Topo

Esse conteúdo é antigo

Visto deve demorar de dois a quatro meses, diz advogado de Bolsonaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2023 12h31Atualizada em 31/01/2023 13h24

Felipe Alexandre, advogado de Jair Bolsonaro (PL), explicou no UOL News que um novo visto de turista para o ex-presidente é um processo demorado, que pode levar até quatro meses.

Acho que receberemos uma resposta entre dois a quatro meses, esse é o tempo que vai demorar esse pedido. Ele está esperando uma aplicação, pois tem permissão de estar aqui".

Uma vez que a pessoa tem um visto que já foi vencido, mas antes de vencer a pessoa fez o pedido para mudar seu status para um outro visto, a pessoa tem a permissão 100% legal de permanecer aqui tranquilo esperando esse visto. Só não pode trabalhar e fazer atividades diretamente remuneradas".

Bolsonaro viajou para os EUA em 30 de dezembro, um dia antes de encerrar o seu mandato como presidente. Ele entrou nos EUA com um visto reservado a diplomatas e chefes de estado. Esse visto venceu no dia em que ele deixou o cargo, mas havia 30 dias de carência.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente já vinha estudando opções para ficar por mais tempo nos Estados Unidos, principalmente depois que apoiadores radicais promoveram a invasão e a depredação das sedes dos três Poderes em 8/1.

Bolsonaro está hospedado no condomínio de luxo Encore Resort at Reunion.

Deportação de Bolsonaro é difícil mesmo que Biden queira, diz advogado

O advogado também afirmo que seria difícil a deportação de Bolsonaro dos Estados Unidos, mesmo que o presidente norte-americano Joe Biden queira.

A possibilidade de fazer isso é muito remota, é um grande barulho político que estão criando com isso porque, na realidade, é extremamente difícil expulsar alguém daqui que esteja em situação legal, não esteja cometendo crime e respeitando as leis de migração".

O advogado falou sobre como se dá o processo de deportação e como ele é analisado pelas autoridades dos Estados Unidos.

Primeiro, eles têm que dar um documento chamado aviso de comparecência, que dá início a um processo de remoção. O juiz de migração vai olhar e perguntar: 'Quais são as leis de migração que ele está quebrando? Ele está aqui legalmente, esperando o visto e não cometeu crime. Promotoria da migração, me passa as razões'. 'O presidente Biden não quer ele aqui'. Isso não é suficiente, ele não tem jurisdição sobre esse caso".

'Momento tenso para ele', diz advogado que pediu visto de Bolsonaro nos EUA

Apesar das investigações feitas contra Bolsonaro, o advogado alegou que o ex-presidente não estaria fora do Brasil "por causa disso".

É um momento muito sensível para ele, está sendo um momento que as forças políticas estão fazendo todo o possível para derrubá-lo. Acho um momento muito tenso após a eleição".

O advogado também relatou que Bolsonaro não deve ficar nos Estados Unidos para sempre pois "adora o Brasil".

Acho prudente ele ter um tempo para poder descansar, não vejo ele ficando aqui para sempre. Ele adora o Brasil e quer estar no Brasil".

Ele não falou que está aqui por causa de investigações que acontecem contra ele. Ele falou que é um momento tenso e sensível, acabou de acontecer uma das eleições mais tensas da história do Brasil".

Investigações contra Bolsonaro

Bolsonaro enfrenta ao menos quatro inquéritos no STF

  • Sobre a divulgação de notícias falsas sobre a vacina contra covid-19 (INQ 4888)
  • Sobre o vazamento de dados sigilosos de ataque ao TSE (INQ 4878);
  • Inquérito das fake news, sobre ataques e notícias falsas contra ministros do STF (INQ 4781);
  • Sobre interferência na Polícia Federal (INQ 4831).

Ao deixar o cargo, Bolsonaro já não tem mais direito ao foro privilegiado —ou seja, passa a responder a processos na Justiça comum.

Ele também é alvo de pelo menos cinco denúncias em Haia por crimes contra a humanidade e por genocídio, envolvendo tanto sua gestão da pandemia como a situação dos indígenas no Brasil.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: