Topo

Esse conteúdo é antigo

Gleisi Hoffmann fica na presidência do PT até 2025

04.jan.23 - Gleisi Hoffmann durante cerimônia de posse da ministra Marina Silva, realizada no Palácio do Planalto, na cidade de Brasília, DF - FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
04.jan.23 - Gleisi Hoffmann durante cerimônia de posse da ministra Marina Silva, realizada no Palácio do Planalto, na cidade de Brasília, DF Imagem: FáTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

13/02/2023 21h37Atualizada em 13/02/2023 22h54

A decisão foi formalizada durante reunião do Diretório Nacional do PT, nesta segunda-feira (13). O mandato se encerraria em novembro deste ano.

Parabéns Gleisi, pelo seu trabalho como presidente deste partido. Você é uma mulher que me dá muito orgulho porque poucas vezes a gente teve uma pessoa com sua capacidade para presidir este partido. Que Deus te abençoe e que dê forças, e o que PT continue te apoiando por mais algum tempo"
Lula sobre Gleisi Hoffmann, em 13/02/2023

A medida está de acordo com o desejo do presidente Lula (PT). "O partido precisa dela livre e solta para dirigir o partido de esquerda mais importante da América Latina, o partido possivelmente mais democrático.", disse Lula no início de fevereiro.

No período de transição, ela chegou a cotada para o Ministério do Planejamento e para assumir secretarias no Palácio do Planalto. No entanto, ela teria sido dissuadida da ideia de pedir cargos ministeriais.

Ao UOL, interlocutores afirmam que, para o petista, a presença de Gleisi é mais valiosa à frente da sigla do que em ministérios.

Ela tem que trabalhar muito para costurar várias tendências que o nosso partido tem, e não é fácil. Ela faz isso com muita competência, e o papel que ela está exercendo hoje é tão ou mais importante do que qualquer outro cargo que possa ter no governo"
Lula sobre Gleisi Hoffmann no início de fevereiro