Topo

Bolsonaro encontrou embaixador saudita antes de joias chegarem ao Brasil

Bolsonaro com o então embaixador da Árabia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahittan  - Alan Santos/Presidência da República
Bolsonaro com o então embaixador da Árabia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahittan Imagem: Alan Santos/Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

04/03/2023 12h20

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com o embaixador saudita Ali Abdullah Bahittam um dia antes de as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões chegarem ao Brasil como suposto presente à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A informação foi confirmada pelo UOL.

O que aconteceu?

  • O então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve na Arábia Saudita representando o governo entre 22 e 25 de outubro de 2021.
  • O governo saudita teria pedido que o ex-ministro entregasse à Michelle as joias: um relógio e um conjunto de brincos e anel em diamante.
  • No dia 25, o último do ex-ministro no país árabe, Bolsonaro almoçou com o embaixador saudita Ali Abdullah Bahittam, em Brasília.
  • No dia seguinte, as joias --que estavam na mochila de um militar que assessorava Albuquerque-- foram apreendidas na alfândega do aeroporto de Guarulhos.

Bolsonaro foi ao encontro do embaixador acompanhado do senador Flávio Bolsonaro e do ex-ministro das Relações Exteriores, Carlos França, onde ficaram por aproximadamente uma hora e meia.

O encontro não estava na agenda pública de Bolsonaro nem de Carlos França. O conteúdo das conversas também não foi revelado pelo Planalto na ocasião.

receita federal apreeneu joias destiadas a michele, diz jornal - Getty Images e Divulgação/ Redes Sociais - Getty Images e Divulgação/ Redes Sociais
Receita federal apreeneu joias destiadas a Michele, diz jornal
Imagem: Getty Images e Divulgação/ Redes Sociais

A viagem de Bento Albuquerque

Segundo sua agenda, ainda disponível online, o ex-ministro iniciou sua visita oficial com uma "reunião bilateral, seguida de almoço de trabalho, com o Príncipe Abdulaziz bin Salman Bin Abdulaziz Al-Saud, ministro de Energia do Reino da Arábia Saudita".

A agenda terminou no dia 25 —no mesmo dia em que Bolsonaro se encontrou com o embaixador no Brasil. Albuquerque participou de um jantar com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita.

bento albuquerque - Adriano Machado/Reuters - Adriano Machado/Reuters
11.ago.2021 - O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque
Imagem: Adriano Machado/Reuters

A apreensão

Os agentes da Receita apreenderam as joias ao notarem que os itens não haviam sido declarados. Ao saber da retenção, Albuquerque voltou pessoalmente à alfândega para tentar retirar as joias, ainda segundo o Estado de S. Paulo. Ele teria argumentado se tratar de um presente para Michelle Bolsonaro.

O ex-ministro disse a O Globo que as peças "foram devidamente incorporadas ao acervo oficial brasileiro" e que teria enviado uma carta ao príncipe saudita informando que presentes de alto valor devem ser incorporados ao acervo oficial brasileiro.

Apesar da afirmação, as joias seguem apreendidas na Receita. O próprio Bolsonaro teria tentado retirá-las no dia 29 de dezembro, um dia antes de embarcar para os Estados Unidos, ainda segundo o Estado de S. Paulo.

O ex-presidente negou ter atuado para retirar as joias: "Não pedi, não recebi", afirmou.

Já Michelle Bolsonaro ironizou a notícia nas redes sociais. "Quer dizer que 'eu tenho tudo isso' e não estava sabendo?", questionou.