Topo

OPINIÃO

Sakamoto: Lula troca a depuração da corrupção pela governabilidade

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/03/2023 18h38

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que o presidente Lula (PT) troca a depuração da corrupção em seu governo pela governabilidade, ao comentar a decisão do presidente da República de manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), no cargo, mesmo após uma série de denúncias.

Sakamoto afirmou durante participação no UOL News que "muita coisa pesa contra o ministro Juscelino".

Muitas pessoas no Partido dos Trabalhadores, a própria presidente do partido, Gleisi Hoffmann, tinham apontado que a saída para isso era o ministro se licenciar para poder se defender fora do governo e voltar depois que o caso estivesse encerrado. Claro que ele não voltaria por uma razão simples: tem prova demais contra ele.

O colunista do UOL afirmou que o presidente da República manteve Juscelino no cargo porque essa seria a forma de manter o União Brasil em sua base de apoio.

Muita gente defende esse ponto de vista de que não dá para governar sem engolir sapos. O problema é que o sapo que está se engolido aqui não é só do presidente. Existe um país engolindo um sapo chamado Juscelino.

Lira manda recado para o governo: 'para apoiar, queremos mais', afirma Sakamoto

Ainda durante participação no UOL News, Leonardo Sakamoto falou a respeito das declarações dadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante evento na Associação Comercial de São Paulo.

Lira afirmou que a frente ampla da campanha de Lula (PT) e a composição ministerial do petista não surtiram efeitos em votos para a base governista no Congresso. Para Sakamoto, o presidente da Câmara passa um recado claro de que precisa de mais para apoiar as pautas do governo.

Ele fala que o governo não tem nem apoio para aprovar um projeto simples, maioria simples. [Com] 513 deputados, é preciso pelo menos a metade disso para aprovar um projeto na Câmara. Não estamos nem falando de maioria constitucional, que são 308 votos. Então ele esta dando um recado: precisamos de mais.

Sakamoto ainda lembrou que existem diversos cargos que não tiveram nomeação pelo governo federal. Segundo o colunista do UOL, isso ocorre porque as negociações ainda estão acontecendo.

O governo Lula está com um problemão porque tem muito cargo de segundo escalão que não foi apontado ainda, que está em aberto, que esta dependendo de negociação com o centro.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: