Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro confirma volta do Mais Médicos; brasileiros terão prioridade

Segundo Paulo Pimenta, programa também mudará de nome, passando a ser "Mais Saúde para o Brasil" - José Luiz Tavares/Estadão Conteúdo
Segundo Paulo Pimenta, programa também mudará de nome, passando a ser "Mais Saúde para o Brasil" Imagem: José Luiz Tavares/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/03/2023 11h38Atualizada em 18/03/2023 11h58

O ministro-chefe Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, anunciou neste sábado (18) que o programa Mais Médicos será retomado neste governo Lula (PT), com prioridade para os médicos brasileiros.

O relançamento do novo Mais Médicos ocorre na próxima segunda (20), ainda segundo Pimenta. O ministro também disse que serão incluídos profissionais especializados, dentistas e enfermeiros.

"O Mais Médicos chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS", publicou o ministro em uma rede social.

Novo nome

Paulo Pimenta adiantou que os médicos brasileiros terão prioridade e ainda serão incluídos profissionais especializados "para ampliar o atendimento à população".

O programa também mudará de nome, passando a se chamar "Mais Saúde para o Brasil".

Críticas da oposição

Criado no governo de Dilma Rousseff (PT), o Mais Médicos foi alvo de críticas por parte de adversários e perdeu força na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro e aliados se queixavam do fato de o programa trazer profissionais de Cuba para cuidar da saúde no Brasil. Em diferentes ocasiões, o ex-presidente questionou a competência dos profissionais estrangeiros e acusou o Mais Médicos de ser usado para financiar o governo cubano.

(Com Estadão Conteúdo)