Ministro confirma volta do Mais Médicos; brasileiros terão prioridade
O ministro-chefe Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, anunciou neste sábado (18) que o programa Mais Médicos será retomado neste governo Lula (PT), com prioridade para os médicos brasileiros.
O relançamento do novo Mais Médicos ocorre na próxima segunda (20), ainda segundo Pimenta. O ministro também disse que serão incluídos profissionais especializados, dentistas e enfermeiros.
"O Mais Médicos chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS", publicou o ministro em uma rede social.
Novo nome
Paulo Pimenta adiantou que os médicos brasileiros terão prioridade e ainda serão incluídos profissionais especializados "para ampliar o atendimento à população".
O programa também mudará de nome, passando a se chamar "Mais Saúde para o Brasil".
Críticas da oposição
Criado no governo de Dilma Rousseff (PT), o Mais Médicos foi alvo de críticas por parte de adversários e perdeu força na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro e aliados se queixavam do fato de o programa trazer profissionais de Cuba para cuidar da saúde no Brasil. Em diferentes ocasiões, o ex-presidente questionou a competência dos profissionais estrangeiros e acusou o Mais Médicos de ser usado para financiar o governo cubano.
(Com Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.