Topo

Com mais falas de homens e piada com Nikolas, Michelle assume PL Mulher

Michelle Bolsonaro rodeada majoritariamente por homens durante evento do PL Mulher - Natanael Alves - Ascom/PL
Michelle Bolsonaro rodeada majoritariamente por homens durante evento do PL Mulher Imagem: Natanael Alves - Ascom/PL

Michelle Bolsonaro assumiu hoje o posto de presidente do PL Mulher em uma cerimônia marcada por mais falas de políticos homens do que de mulheres.

O que aconteceu?

  • O evento foi iniciado com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de maneira remota. Ele está nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado.
  • Foram cinco discursos de homens e apenas dois de mulheres. Além de Bolsonaro, discursaram antes de Michelle quatro homens: o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto; o líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; e o senador Magno Malta (ES).
  • Mello disse que "não tem dúvidas" de que Michelle vai trazer mais mulheres ao partido. "Precisamos aumentar essa chorumela, de que sempre falta mulher para disputar, que é um sacrífico." A fala de Jorginho faz referência à cota feminina mínima, estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
  • Além de Michelle, a única mulher a discursar no início do evento foi a deputada federal Soraya Santos (RJ). Depois ocorreram painéis temáticos apenas com mulheres.
  • O deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) resgatou o caso de transfobia protagonizado pelo deputado Nikolas Ferreira (MG). Quando o colega subiu ao palco, o filho de Bolsonaro disse: "Deputado Nikolas agora vai definir o que é uma mulher".
  • O evento também teve bronca de Valdemar após um pedido de Michelle. Leia mais bastidores.

Como foi o discurso de Michelle?

  • Michelle disse querer percorrer "cada município e cada estado" para discutir a necessidade da mulher.
  • Ela defendeu que as mulheres não devam escolher entre seguir uma carreira ou dar atenção à família. Em seu discurso, pediu por uma maior participação feminina na política.
  • A ex-primeira-dama prestou homenagens a políticos, representantes da igreja e da comunidade surda.
  • Michelle encerrou o discurso com "Deus, pátria, família e liberdade", slogan utilizado pelo seu marido, Jair Bolsonaro.

Nós já provamos que nós conseguimos conciliar nossas agendas de mãe e profissional e vamos trabalhar juntas para que nosso desenvolvimento seja pleno."
Michelle Bolsonaro

Evento com Eduardo, mas sem Flávio no palco

  • O senador Flávio cumprimentou Michelle antes da cerimônia, mas não ficou para a solenidade. Voltou para o Senado para defender um projeto de sua autoria na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.
  • Outra ausência se destacou no evento: a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) faltou. Ela está afastada tratando uma úlcera gástrica.
  • Os outros dois filhos do ex-presidente, Carlos Bolsonaro e Jair Renan, não apareceram nas imagens do palco.

Bolsonaro participou remotamente e chorou

Bolsonaro disse que gostaria de estar presente, mas não deu mais detalhes sobre quando pretende voltar ao Brasil. Ele está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro de 2022.

Que nada suba à cabeça de nenhum de nós, que o ego fique lá para trás, que cada um de vocês, no PL agora, possa entender o momento certo para poder representar não uma alternativa de poder, mas [uma] possibilidade real de poder fazer com que a nossa população realmente siga feliz.
Jair Bolsonaro, em evento do PL

Michelle não deve sair candidata, diz Bolsonaro a Valdemar

O colunista do UOL Tales Faria apurou que o ex-presidente mandou um recado claro a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL: sua esposa não deve sair candidata a nenhum cargo eletivo.

Segundo Bolsonaro, a insistência de Costa Neto em incensar uma eventual candidatura de Michelle "a qualquer cargo majoritário" pode "levar ao rompimento" do bolsonarismo com o PL.

Aos intermediários desse recado Bolsonaro disse que Michelle só seria candidata se o casal se separasse. Ele argumenta que os filhos não aceitam "de jeito nenhum".