Topo

Com pneumonia, Lula adia início de viagem para China

Do UOL, em São Paulo e Brasília

24/03/2023 08h29Atualizada em 24/03/2023 11h49

O presidente Lula (PT) foi diagnosticado com uma pneumonia leve e adiou a viagem à China em ao menos um dia. Ele passou por exames ontem no hospital Sírio-Libanês em Brasília, mas já está no Palácio da Alvorada.

O que aconteceu?

  • A viagem à China foi adiada para domingo. Inicialmente, o embarque para a viagem de uma semana estava previsto para o sábado.
  • A viagem para o país asiático deve durar cinco dias, entre Pequim e Xangai, e incluir um encontro com o presidente Xi Jinping, que está mantido para a terça.
  • Lula está estável e deverá passar por uma nova avaliação médica amanhã para definir a ida à China. Caso surjam novos sintomas ou o quadro piore, ele pode ser reavaliado ainda hoje
  • Com a mudança da viagem, o presidente terá de reorganizar sua agenda em Pequim. Estava previsto para que ele participasse de uma conferência na segunda-feira pela manhã, no horário local, mas não chegará mais a tempo.
  • No momento, ele está em repouso no Palácio da Alvorada. A agenda de hoje, com reuniões ministeriais, foi cancelada.

Lula já havia brincado ontem, em evento no Rio de Janeiro, que não iria discursar para "guardar a voz para Xi Jinping". O presidente tem apresentado rouquidão nos últimos dias.