Vereador de SP faz fala gordofóbica sobre cavalgada e gera tumulto; veja
Parlamentares da Câmara de Votorantim (SP) se envolveram em uma discussão após o vereador Cesar Silva (Cidadania) fazer uma declaração gordofóbica.
O que aconteceu:
Os vereadores discutiam o veto da prefeitura a um projeto de lei que incluía um evento de cavalgada no calendário oficial do município na última terça-feira (4).
Na tribuna, Cesar comentou sobre as péssimas condições de equinos no município e proferiu uma fala gordofóbica na sequência.
Após a fala, os vereadores Ita (Cidadania) e Pastor Lilo (União Brasil) foram para cima de Cesar e tiveram que ser contidos pela segurança da Casa. O projeto de lei barrado pela prefeita era de autoria do pastor Lilo.
A sessão foi suspensa pelo vereador e presidente da Casa, Thiago Schiming (PSDB), após a confusão.
Não é só no dia da cavalgada que esses animais têm que estar lá bonitinho, desfilando. É todos os dias. Alimentação de qualidade. E nada de alguém com 100 quilos subindo em um animal para judiar. Tinha que ser ao contrário, tinha que carregar o animal".
Vereador Cesar Silva (Cidadania)
Vereadores fazem B.O.
Os vereadores Ita e Pastor Lilo e fizeram um boletim de ocorrência por injúria contra Cesar. Segundo Lilo, outras seis pessoas da sociedade também registraram a ocorrência.
As partes disseram na delegacia que estavam discutindo uma pauta na sessão quando um dos vereadores disse uma fala que incomodou os outros presentes, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).
Diante dos fatos, eles foram até a unidade policial. Por se tratar de crime de ação condicionada, as partes foram ouvidas e orientadas quanto ao prazo para a representação criminal."
SSP-SP em nota
Cesar diz estranhar posicionamento dos colegas
Ao UOL, o vereador Cesar Silva disse que estranha que os colegas se "vitimizarem" e "tumultuem" a sessão da Câmara.
Caso os seguranças não tivessem contido os vereadores, ele "seria possivelmente agredido", disse o político.
Ele explicou que trabalha pela causa animal e a fala foi direcionada ao fato de "até mesmo um animal não pode carregar uma carga de 100 quilos ou mais, pois isso compromete sua estrutura".
"Não citei nomes, mas os vereadores querendo holofotes políticos agiram de má-fé. Em nenhum momento me referi aos vereadores, que querem holofotes e retorno eleitoral em 2024. Já protocolei um pedido junto a Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar", disse Cesar. Ele disse que também fez um boletim de ocorrência.
Lilo rebate
À reportagem, Lilo disse que é contra qualquer tipo de preconceito e a fala de Cesar foi "gordofóbica".
Sobre a confusão, Lilo disse que ele e Ita foram apenas cobrar "retratação" do colega. Mauro dos Materiais (PTB) também entrou com pedido de abertura de comissão de ética e decoro parlamentar contra o vereador Cesar.
Eu e o vereador Ita nos sentimos ofendidos com a fala do vereador Cesar Silva. Os munícipes também se sentiram ofendidos. Vamos também entrar com uma ação civil pública contra o vereador."
Pastor Lilo
A reportagem procurou o vereador Ita, mas não obteve retorno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.