Topo

Não estou aqui para disputa corporal, diz deputado atacado por Eduardo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/04/2023 19h18Atualizada em 19/04/2023 20h06

O deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) afirmou ao UOL News que não está na política para disputa corporal.

Estou no meu sétimo mandato de deputado, quatro [como] federal e três [como] estadual. Eu sempre gostei de disputar a política, respeito muito quem tem posição, não estou aqui no quarto mandato para ir pra disputa corporal, e sim a disputa de politica."

Marcon se envolveu em uma briga com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após questionar a facada recebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018.

O deputado ainda afirmou que "essa turma do ódio, da fábrica de fake news, da milícia, não pode ouvir a verdade".

Santos Cruz: vídeo de Dias não prova nada; culpa de 8/1 é de quem financiou

O general Santos Cruz afirmou que o vídeo que mostra o general Gonçalves Dias, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), durante o ataque golpista de 8 de janeiro não traz nenhuma prova e não coloca a atuação de Dias em xeque.

Essas imagens são mais uma peça que tem que ser analisada no âmbito do inquérito que está sendo feito pela Polícia Federal e se for instaurada uma CPMI então também deve ser analisada no conjunto de todos os elementos que existe de investigação. É um vídeo isolado, não da nem para culpar, nem para inocentar alguém."

O general afirmou que o governo atual tem certa responsabilidade pelos ataques, já que estava no poder quando os atos aconteceram. Mas reforçou que a culpa deve recair em quem financiou as manifestações.

Agora, a culpa tem que ver, quem estimulou, financiou, planejou, quem fez determinadas ações. Não quer dizer que um vídeo desses vai inocentar quem vandalizou, quem quebrou."

Chico Alves: Lula não acredita em traição de Dias, mas evita CPMI do 8/1 por medo de desgaste

O colunista do UOL Chico Alves afirmou durante participação no UOL News que o general Gonçalves Dias é um militar de total confiança do presidente Lula.

Há muitos anos ele é próximo de Lula, foi responsável pela segurança pessoal de Lula por muito tempo, então uma traição de Gonçalves Dias acho que é fora de propósito. Agora, aqueles outros militares do GSI que tem um comportamento estranho com os invasores, esses sim talvez a investigação vai se debruçar mais sobre eles."

"[O vídeo] compromete a imagem dele, mas o grande ponto desse momento em que a oposição esta se esforçando e certamente vai conseguir instalar uma CPMI sobre os atos de 8 de janeiro, é não desgastar o governo", completou.

***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h.

O programa é sempre ao vivo. Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: