Lula chega à Europa para visita oficial de seis dias; veja vídeo
O presidente Lula (PT) chegou à Lisboa nesta sexta-feira (21) para uma visita de seis dias a Portugal e Espanha — hoje o petista terá o dia livre na cidade; os compromissos oficiais no pais começam amanhã.
O que vai acontecer?
Lula desembarcou em Lisboa às 7h. Ele e a primeira-dama Janja foram recebidos com tapete vermelho e honras militares no aeroporto.
É a 1ª visita à Europa. No continente, o presidente participará de uma cúpula bilateral com Portugal, onde encontrará o presidente Marcelo Rebelo de Sousa por às 11h30 do dia 22 e o primeiro-ministro António Costa, às 13h, no mesmo dia, para um almoço. No dia 24, Lula e Costa vão a Matosinhos para um encontro com 150 empresários brasileiros e portugueses.
Visita a parlamento português preocupa. Na segunda-feira (24), Lula discursa na casa legislativa e está previsto um protesto organizado por manifestantes de extrema-direita. A fala do presidente brasileiro faz parte das comemorações pela Revolução dos Cravos, que acabou com a ditadura salazarista em Portugal.
Ida à Espanha começa na terça que vem. Lá, Lula se reunirá com o primeiro-ministro Pedro Sánchez por volta de 11h de quarta-feira (26) e também deve almoçar ou jantar em Madri com o rei Felipe VI no dia anterior — além de participar de um fórum empresarial.
Agenda de hoje começa com evento às 11h. Nesse horário, Lula acompanha uma cerimônia de liberação de recursos a entidades filantrópicas de Saúde. Depois, às 15h, conversa por telefone com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá.
O que mais se sabe?
Lula assinará 17 acordos. Serão 13 com Portugal e quatro com a Espanha. Memorandos de entendimento entre as agências espaciais e de cinema brasileiras e portuguesas, acordos na área de energia, geologia e mineração e uma carta de intenções para coordenação de projetos bilaterais entre empresas brasileiras e espanholas são alguns dos documentos na lista.Relação com Europa está estremecida. Viagem ao continente será oportunidade para Lula reatar laços de proximidade, após declarações polêmicas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, a União Europeia estaria "incentivando" o conflito — o que foi negado por representantes do bloco.Chico Buarque receberá prêmio. A entrega do Prêmio Camões ao artista acontece nos próximos dias. A honraria foi conquistada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas o ex-presidente se negou a assinar o diploma.
Viagem é a quarta do mandato. Além da Europa, Lula já visitou Argentina e Uruguai, Estados Unidos e China desde o começo do governo, em janeiro.
Chico Buarque recebe prêmio. A entrega do Prêmio Camões ao artista por Lula também acontece na tarde da segunda-feira (24). A honraria foi conquistada em 2019, durante o Governo Bolsonaro — mas o ex-presidente se negou a assinar o diploma do prêmio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.