Topo

Eduardo Bolsonaro será indicado para CPMI de 8/1 para representar a família

Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vai participar da CPMI do 8/1 - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vai participar da CPMI do 8/1 Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Do UOL, em Brasília

20/04/2023 19h00Atualizada em 21/04/2023 17h28

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi um dos escolhidos pelo PL para integrar a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro. Já existiam dois nomes na lista e a última vaga será preenchida pelo filho 03 por ter experiência parlamentar e para representar a família.

O que deve acontecer

O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) deve ser indicado a uma vaga pelo conhecimento técnico. Ele foi diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

André Fernandes (PL-CE) é o outro nome. Ele foi o autor do requerimento da CPMI. A situação trabalha para impedir sua indicação.

Filipe Barros (PL-PR) será um dos suplentes do partido na CPMI. Ele é advogado e ganhou notoriedade se posicionando contra o aborto.

Próximos passos

A expectativa é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leia o requerimento da CPMI na próxima quarta-feira (26). Ele havia prometido fazer isto nesta semana, mas acatou pedido de líderes e adiou o procedimento.

O governo federal trabalha para indicar o presidente e o relator da comissão. O PT tem direito a dois assentos na CPMI e espera receber apoio dos dois grandes blocos do Congresso para controlar os trabalhos da comissão.