Topo

Esse conteúdo é antigo

Cappelli diz que vai acelerar identificação de servidores em vídeo do 8/1

Ricardo Cappelli - José Cruz/Agência Brasil
Ricardo Cappelli Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Colaboração para o UOL, em Salvador

20/04/2023 20h53Atualizada em 20/04/2023 21h20

O chefe interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Ricardo Cappelli, disse, em publicação no Twitter, que já respondeu aos questionamentos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre a identificação de servidores nos vídeos do dia 8 de janeiro.

O que aconteceu:

"Acabei de responder aos questionamentos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, acerca da identificação dos servidores que aparecem nas imagens divulgadas ontem", disse Cappelli.

O chefe interino do GSI também afirmou que irá acelerar a sindicância em andamento no gabinete.

Questionamentos de Moraes:

Moraes mandou a Polícia Federal ouvir o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias sobre as imagens da área interna do Planalto que mostram o general durante o ato golpista de 8 de janeiro. O depoimento será amanhã.

O ministro também determinou que Cappelli informe quem são todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens divulgadas e quais providências foram tomadas.

Moraes mandou ainda a PF informar se cumpriu decisões anteriores para a obtenção de todas as imagens de câmeras de segurança durante os atos golpistas, inclusive as divulgadas pela imprensa.

Também pediu para a PF informar se os funcionários públicos nas imagens já foram ouvidos. Se não tiverem sido, os depoimentos devem ser realizados em até 48 horas.