Topo

Chico: Michelle tem mais respostas a dar à PF sobre joias do que parecia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2023 19h18Atualizada em 25/04/2023 20h17

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem explicações a dar à Polícia Federal depois de demonstrar, em entrevista, ter conhecimento sobre joias recebidas da Arábia Saudita, avaliou o colunista do UOL Chico Alves no UOL News.

Na primeira vez que a noticia veio à público, Michelle Bolsonaro disse que não sabia de nada, não sabia de joias. Agora admite que sabe das joias, mas do kit masculino. Perguntada se chegou às suas mãos, ela não diz que não, diz que "chegou no Alvorada, veio pelo trâmite administrativo". Mas não disse "não, essas joias não chegaram em minhas mãos."

Para Chico, a nova declaração demonstra uma mudança de roteiro importante no caso.

Essa investigação avança tendo então a ex-primeira-dama como uma pessoa que vai ter mais respostas para dar à polícia do que parecia inicialmente. No começo disse que não sabia de joia nenhuma, agora pelo menos do kit masculino ela diz que sim, ela sabe, e inclusive descreveu cor, tipo, itens."

Chico Alves: Contradição de Michelle Bolsonaro não justifica prisão dela ou de Bolsonaro

O colunista do UOL também comentou a respeito de uma postagem do deputado federal André Janones (Avante-MG) na qual afirmava que a declaração de Michelle era uma "confissão" e que iria pedir a "expedição de mandados de busca e apreensão conta Michelle e Bolsonaro".

Para Chico Alves, a fala de Michelle não justifica tal pedido.

Esse tipo de contradição da Michelle nem de longe dá a entender que vai motivar ou justificar algum pedido de prisão, nem dela nem de Bolsonaro. É o estilo Janones de se expressar, com exageros, ele tenta responder aos seus opositores da extrema-direita, que também são exagerados em tudo que falam nas redes sociais."

8/1: Presidente de comissão da Câmara não descarta chamar Heleno para depor

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, não descartou durante entrevista ao UOL News desta terça-feira (25) convocar o ex-ministro do GSI General Augusto Heleno para dar esclarecimentos a respeito dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Ao falar sobre a convocação do também ex-ministro Gonçalves Dias, ele foi questionado sobre Heleno, responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional até pouco mais de uma semana antes dos atos.

Se nós recebermos algum requerimento nesse sentido [convocar Heleno], não tem problema nenhum. Nosso objetivo é buscar a verdade, doa a quem doer."

Contudo, o deputado afirmou que Gonçalves Dias era o chefe no dia dos ataques e responsável por determinar os procedimentos que a equipe deveria ter tomado no momento dos atos.

Não vejo como alguém que não estava mais comandando daquela operação, não estava no ambiente fático, nem no dia nem no local, não vejo porque ser responsabilizado por algo. Agora, como eu disse, o objetivo nosso ali é buscar a verdade. Se for preciso ouvir o general Heleno para que ele até esclareça, não tem problema. Vamos ouvir quem quer que seja desde que haja pertinência temática."

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h.

O programa é sempre ao vivo. Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: