Após operação que mirou Bolsonaro, Saúde diz que sistema não foi invadido
O Ministério da Saúde afirmou que o sistema que emite comprovantes de vacinação contra a covid-19 não foi invadido. Operação da PF feita hoje mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro e um grupo que atuou para falsificar a carteira de vacinação dele.
O que aconteceu?
Segundo a pasta, todos os registros de imunizações registrados pelo SUS são rastreáveis, e, no período em que a PF diz que os dados de Bolsonaro foram adulterados, no entanto, não houve relatos de invasão.
A plataforma passa por inspeções de rotina para manter a sua segurança e auditorias são realizadas com frequência nela.
PF suspeita que Bolsonaro adulterou carteira de vacinação
As investigações da corporação apontam que a mudança no documento teria sido feita para permitir que o ex-presidente entrasse nos Estados Unidos. Segundo a apuração da colunista do UOL Thaís Oyama, a estratégia para mudar o cartão de vacina se deu em duas etapas: primeiro com a inclusão dos dados falsos e, depois, com retirada deles.
Bolsonaro deixou o Brasil no dia 30 de dezembro, dois dias antes da posse de Lula. Com isso, ele não cumpriu a tradição de passar a faixa presidencial ao sucessor.
A operação de hoje da PF prendeu o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Entre os detidos também estão o PM Max Guilherme Machado de Moura, Sérgio Rocha Cordeiro e o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.