Topo

Esse conteúdo é antigo

Advogado do PT diz que 'velho da Havan' ficar inelegível é 'exemplo'

Do UOL, em São Paulo

04/05/2023 21h56Atualizada em 04/05/2023 22h13

O ex-ministro José Eduardo Cardozo comemorou a decisão que deixa o empresário Luciano Hang inelegível. Cardozo entrou com a ação acatada pelo TSE.

O que aconteceu:

Em vídeo, o ex-ministro falou que "ganha com isso a democracia, o Estado de Direito e fica de exemplo para as futuras eleições".

Cardozo disse que o julgamento foi uma "importante vitória".

"Por abuso de poder econômico praticado por empresário, o conhecido Luciano Hang, chamado de velho da Havan", segundo o petista, o TSE cassou os mandatos do prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), e do vice-prefeito Gilmar Doerner (Republicanos).

Hang disse que respeita o TSE, mas tem "convicção de não ter feito nada de errado": "Manifestei a minha opinião como qualquer cidadão".

Nos últimos anos, o empresário se tornou uma figura icônica para os bolsonaristas. Além de comparecer a atos pelo então presidente, Hang fazia críticas duras a Lula e ficou conhecido pelos seus trajes verdes e amarelos.

Desde a eleição presidencial, o dono da Havan abaixou o tom contra Lula: "Temos um presidente novo, temos um novo governo, vamos torcer pelo piloto", declarou em janeiro.