Três dos últimos cinco vices de São Paulo assumiram o cargo de prefeito

A novela política até o anúncio do coronel Ricardo Mello de Araújo (PL) como candidato a vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) mostra como nos últimos 20 anos a figura de vice-prefeito de São Paulo deixou de ser apenas uma "figura decorativa". Dos últimos cinco vice-prefeitos da capital paulista, três assumiram a prefeitura depois que o titular deixou o cargo.

Ricardo Nunes é o caso mais recente. Ele era o vice de Bruno Covas (PSDB), que morreu em 2021 em decorrência de um câncer. Covas tinha acabado de ser reeleito. Ele era vice do prefeito anterior, João Doria (PSDB), que renunciou ao cargo para se candidatar a governador.

Antes de Covas e Nunes, o vice que virou prefeito foi Gilberto Kassab. Na época, Kassab era do extinto PFL, depois ele foi para o DEM e agora está no PSD. Em 2006, Kassab assumiu o cargo deixado por José Serra (PSDB), que renunciou para sair para governador.

Kassab foi reeleito em 2008, tendo como vice Alda Marco Antonio (MDB). A outra vice que não se tornou prefeita foi Nádia Campeão (PCdoB). Ela foi vice de Fernando Haddad (PT), entre 2013 a 2016.

Deixe seu comentário

Só para assinantes