Topo

Esse conteúdo é antigo

Deltan cassado: Moro 'estarrecido', e Eduardo Cunha posta 'tchau, querido'

Ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba foi cassado hoje - Marcelo Frazão/Agência Brasil
Ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba foi cassado hoje Imagem: Marcelo Frazão/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 21h26Atualizada em 17/05/2023 12h30

Políticos governistas e oposicionistas reagiram à decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que cassou hoje o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

O que aconteceu:

O próprio Deltan Dallagnol se manifestou, classificando a decisão do TSE como uma "vingança sem precedentes" e que "344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada.

Colega de Deltan na Lava Jato, o senador Sérgio Moro (União- PR) lamentou a cassação. "Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná".

André Fernandes (PL-CE), deputado federal, disse que "anularam o voto de mais de 300 mil brasileiros [...] que confiaram, acreditaram, votaram e estavam sendo representados pelo seu representante legítimo eleito democraticamente".

O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) descreveu Deltan como "um homem que arriscou a sua vida para combater a roubalheira feita pelo PT, perdeu seu mandato hoje em um julgamento lamentável feito no TSE".

O senador Humberto Costa (PT-PE) escreveu que hoje é um "grande dia" e usou uma montagem de power point para ironizar a cassação. Deltan ficou conhecido por usar uma apresentação de slides contra o então ex-presidente Lula durante a Lava Jato.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou uma citação bíblica ao comentar a decisão do TSE, dedicando-a ao presidente Lula. "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!", escreveu.

André Janones (Avante-MG), uma das vozes mais ativas a favor do governo Lula, desejou "sorte no exame da ordem", uma menção ao teste para obtenção da carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, comemorou com ironia a perda de mandato contra um dos algozes do partido durante a Lava Jato. "Agora Deltan Dallagnol tem um power point pra chamar de seu! Cassado! Responde a processos administrativos pendentes como procurador, ou seja, é ficha suja."

Outros políticos que se manifestaram foram o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que escreveu "Tchau, querido", os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP), Erika Hilton (PSOL_SP), Maria do Rosário (PT-RS), Kim Kataguiri (União-SP) e os senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Renan Calheiros (MDB-AL).

344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro."
Deltan Dellagnol, ex-procurador da Lava Jato

Confira o que estão dizendo os políticos:

Podemos diz que Brasil e o parlamento "perdem" com a decisão

O Podemos afirmou, em nota, que "se solidariza com o parlamentar e que não poupará esforços na avaliação de medidas que ainda podem ser tomadas pela defesa de Dallagnol".

A expressiva votação que o ex-chefe da Operação Lava Jato obteve nas urnas, de mais de 344 mil votos, corresponde à massiva aprovação popular de sua atuação no combate à corrupção e em defesa da sociedade brasileira".