Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

'Milhões de brasileiros foram calados', diz Deltan Dallagnol após cassação

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 22h02Atualizada em 17/05/2023 08h23

Deltan Dallagnol (Podemos-PR) falou estar 'indignado' e ser vítima de vingança, após ter o mandato de deputado federal cassado na noite de hoje.

O que Deltan falou?

O ex-procurador da Lava Jato se pronunciou à imprensa em nota oficial: "344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça".

Ele alega ainda que o "sentimento é de indignação" e que a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seria uma "vingança sem precedentes" contra "os agentes da lei que ousaram combater a corrupção", em referência à operação Lava Jato.

Dallagnol pode recorrer da decisão, mas a perda do mandato tem efeito imediato. O TSE considerou que ele fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF (Ministério Público Federal), em novembro de 2021. Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, ele escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível.

344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro.
Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato

Podemos diz que Brasil e o parlamento "perdem" com a decisão

O Podemos afirmou, em nota, que "se solidariza com o parlamentar e que não poupará esforços na avaliação de medidas que ainda podem ser tomadas pela defesa de Dallagnol".

A expressiva votação que o ex-chefe da Operação Lava Jato obteve nas urnas, de mais de 344 mil votos, corresponde à massiva aprovação popular de sua atuação no combate à corrupção e em defesa da sociedade brasileira".