Topo

Esse conteúdo é antigo

Deltan cassado pela Lei da Ficha Limpa: 'Emenda de minha autoria', diz Dino

Do UOL, em São Paulo

17/05/2023 08h05

O ministro Flávio Dino (Justiça) disse no Twitter que foi de autoria dele a emenda na Lei da Ficha Limpa que permitiu a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O deputado federal perdeu o cargo ontem por decisão unânime do TSE.

O que aconteceu?

Dino publicou na rede a emenda dele que acrescentou magistrados na Lei da Ficha Limpa. A proposta era para que membros do MP aposentados compulsoriamente, que tivessem perdido o cargo e que pediram exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processos disciplinares também fossem incluídos no texto.

Proposta foi feita pelo ministro em 2010, quando ele era deputado. "Mas juro que não viajo no tempo, antes de que disso me acusem", escreveu Dino ao comentar a lembrança.

O ministro também compartilhou uma montagem que mostra ele como o personagem Marty McFly, da franquia "De Volta Para o Futuro".

Para o TSE, Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa

Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso no TSE, Deltan Dallagnol escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível.

O deputado saiu do MPF em novembro de 2021 com processos administrativos pendentes contra ele no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Em um dos recursos que resultou na cassação, também foi citado que Dallagnol foi condenado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em um processo que avaliou o pagamento de diárias a procuradores da Lava Jato.