'Não existe pintar um clima entre criança e adulto', diz Janja em vídeo
A primeira-dama Janja da Silva publicou hoje um vídeo nas redes sociais sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O que aconteceu?
"Não existe 'pintar um clima' entre uma criança e um adulto", disse Janja em alusão à fala de Bolsonaro durante a campanha. "O que existem são vários tipos de violência que podem atingir nossos pequenos, entre eles o abuso e exploração sexual".
Em outubro passado, o então presidente usou a expressão "pintou um clima" para se referir a adolescentes venezuelanas. "Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. Vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, 'posso entrar na tua casa?' Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando — todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida", disse ele em entrevista a um podcast.
Declaração foi alvo de pedido de impeachment e pedidos de investigação ao STF. Em decisão, o ministro André Mendonça rejeitou as queixas, dizendo serem "descabidas" e "ausentes de indícios mínimos para dar prosseguimento".
Assista ao vídeo:
Ministro Silvio Almeida também se manifestou de maneira semelhante
Ministro dos Direitos Humanos discursou hoje em cerimônia sobre a data e deu uma declaração semelhante. "Não quero um mundo em que o representante diga que 'pintou clima' com adolescentes", disse.
Assista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.