Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhos de deputadas poderão voar com mães a Brasília com cota parlamentar

Nova norma da Câmara entrou em vigor hoje e permite que filhos viagem com as mães deputadas a Brasília - 17.mai.2023 - Ton Molina/Estadão Conteúdo
Nova norma da Câmara entrou em vigor hoje e permite que filhos viagem com as mães deputadas a Brasília Imagem: 17.mai.2023 - Ton Molina/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/05/2023 16h53

A Câmara aprovou nova norma no regimento interno que permite que filhos de deputadas possam voar com as mães bancados pela cota parlamentar.

O que aconteceu?

Com a mudança, fica liberado o acompanhamento dos filhos em trajetos que tenham Brasília e o estado de representação da parlamentar como origem ou destino. Para outros locais, as deputadas devem fazer solicitação à terceira-secretaria da Mesa Diretora.

Segundo a nova norma, a autorização vale para crianças de 0 a 6 anos. O texto foi publicado hoje no Diário da Câmara.

Procurada pelo UOL, a Câmara informou que a autorização não gera mais despesas para os cofres públicos. O valor já estará incluso no valor que as deputadas possuem da cota parlamentar.

O texto não especifica se a norma contempla mulheres cisgênero e transgênero. Questionada pelo UOL, a Casa disse que o dispositivo é para deputadas, sem dar esse detalhamento.