Magno Malta justifica sobre fala em caso Vini Jr: 'Fiz analogia, sou negro'
O senador Magno Malta (PL-ES) tentou justificar suas falas sobre a repercussão do caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, dizendo que usou de "analogias" para defender o atleta.
O que aconteceu:
Magno Malta ressaltou ser um homem negro e "pai de uma negra". O senador disse que "criaram uma narrativa" sobre suas falas. O pronunciamento aconteceu hoje, na abertura da CPMI do 8 de janeiro.
O senador ainda usou como exemplo o caso do jogador Daniel Alves, que em 2014 foi vítima de racismo e comeu uma banana jogada no campo por um torcedor. Malta disse que, na ocasião, o jogador "desmoralizou" os racistas, para justificar a fala de que "se fosse um jogador negro", entraria em campo "com uma 'leitoinha' branca nos braços" para mostrar que "não tem nada contra branco".
Fiz uma analogia para defender o Vini Jr. Não é má-vontade, é mau-caratismo mesmo. Mas ninguém vai me impedir, fazer graça e achar que vai me amedrontrar, porque não vai. [...] Eu estava fazendo uma analogia, porque sou um homem respeitador.
Magno Malta
O que Magno Malta disse anteriormente
No início da semana, Malta disse que as emissoras ficam "revitimizando" o jogador "porque o assunto dá ibope".
O senador também cobrou associações da causa animal para que "defendam os macacos". Segundo ele, isso é uma hipocrisia e "o macaco está exposto". A afirmação foi feita durante audiência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).
Além do pedido de cassação apresentado pelo PSOL, o líder do PT na Casa, Fabiano Contarato (ES), afirmou que denunciou Malta no STF por crime de injúria racial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.