Topo

Esse conteúdo é antigo

Melchionna: Há integrantes da CPI do 8/1 que deviam estar como investigados

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/05/2023 13h51

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) disse no UOL News que "vários dos integrantes" da CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro tinham que estar na comissão como investigados, não como investigadores.

Ela acredita que a comissão pode cumprir um "papel fundamental para trazer verdade e Justiça" contra quem promoveu o ato golpista.

Não tenho dúvida de que se a CPI chegar à verdade, vai ter responsabilização para vários integrantes e cabeças da extrema-direita, como Bolsonaro".

Um debate que precisamos fazer é que vários dos integrantes tinham que estar ali na condição de investigados, não de investigadores. Eles estimularam os atos golpistas nas redes sociais".

Melchionna: Sem posição firme contra o trator de Lira, não há um governo

A parlamentar também considera grave o ato do governo em ter liberado a bancada na Câmara dos Deputados na votação que aprovou a medida provisória de reorganização da Esplanada dos Ministérios, que impõe derrotas à Marina Silva e à pauta ambiental.

A gente viu um ataque sem precedentes ao meio ambiente e aos povos originários. É uma combinação, não um raio no céu azul, é uma agenda comandada pelo Lira, sem dúvida alguma, que planeja um conjunto de medidas no sentido de enfraquecer o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Originários, tirando a demarcação dos povos indígenas dali e a volta do retrocesso do jabuti gigante que foi a questão da devastação da Mata Atlântica".

Tudo isso sem resistência do governo, que acho o mais grave. É evidente que tem uma agenda comandada pelo Arthur Lira, que é escandalosa, e que quer transformar o ministério e o conjunto das políticas públicas do Lula nas ações do Bolsonaro, que é esvaziar as medidas tão necessárias para conter a devastação aprofundada pelo Bolsonaro na presidência da República".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: