Topo

Randolfe: 'Não há processo de enfraquecimento da Marina pelo governo Lula'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2023 18h41

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, afirmou, durante entrevista ao UOL News, que não vê enfraquecimento da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo governo Lula. Nesta semana, a MP da reestruturação de ministérios foi aprovada e desidratou o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígena sendo alvo de protestos da ministra.

Deixar bem claro aqui, não há nenhum processo de fritura ou enfraquecimento da parte do governo e do presidente Lula. Há um reconhecimento total do papel que a ministra Marina cumpre, inclusive um encaminhamento de todas as ferramentas e instrumentos para a construção da governança ambiental como ela quer".

O senador também comentou a respeito da importância de Marina Silva para as pautas ambientais que, segundo ele, seguem sendo um compromisso do governo Lula.

Eu vejo a ministra Marina como ela é, um ícone ambiental internacional, uma liderança ambiental do país e fora do país. E respeitada pelo presidente Lula e nosso governo pelo que ela é, e por essa condição alçada à condição de Ministra do Meio Ambiente. A Marina representa um símbolo da reconstrução da governança ambiental tal qual nós processamos e estamos caminhando no governo".

CPI do 8/1 irá auxiliar investigações da PF e STF sobre atos golpistas, diz Randolfe

O senador Randolfe Rodrigues também comentou a respeito da CPI que vai investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Segundo o líder do governo no Congresso, a formação da mesa diretora dá segurança de que a CPI irá auxiliar nas investigações da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ela [CPI] se encaminhará como uma instituição auxiliar dos trabalhos que já estão em curso, com investigações da PF, do Ministério da Justiça e do STF. A tentativa dos golpistas, dos fascistas, de transformar os fatos em versões fraudulentas deles, posso assegurar a vocês, não irá se concretizar, e o que me dá mais segurança disso é a direção que temos dessa CPMI".

O senador também foi questionado sobre uma possível convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que isso vai depender dos fatos que serão analisados pela CPI.

Essa investigação não pode andar em sentido contrário das investigações que estão em curso na PF e no STF, que estão no caminho adequado. Quem tentou golpe, tentou usurpar o poder político em nosso país, estou muito convencido, com total convicção, que irá responder pelos crimes que cometeu".

Carla Araújo: Lula já acertou com ministro do GSI e pretende manter Abin na Casa Civil

A colunista do UOL Carla Araújo afirmou durante sua participação no UOL News que o presidente Lula acertou com o ministro do GSI a manutenção da ABIN na Casa Civil.

O que mexe nessa MP são algumas atribuições da ABIN. A ABIN hoje está no guarda-chuva da Casa Civil. A MP muda algumas atribuições, mas o decreto manteria a ABIN na Casa Civil".

"O que de fato está acertado nessa discussão, o que a MP mexe e o que o decreto vale, é que não existe hoje a intenção do presidente Lula, do Ministro do GSI, do Ministro da Casa Civil que essa atribuições da ABIN voltem para a mão dos militares", completou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: