Glauber Braga bate boca com Eduardo Bolsonaro: 'Já devolveu os colares?'
O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) provocou o colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao perguntar se ele já devolveu as joias que Jair e Michelle Bolsonaro receberam da Arábia Saudita de forma irregular.
O que aconteceu:
Em sessão, Braga foi interrompido por Eduardo e retrucou: "Fica quietinho que eu estou falando, você já falou bastante, fica calmo. Você já devolveu todos os colares?".
O deputado do PL, então, questionou se a mãe de Braga havia devolvido o que teria roubado, reproduzindo a mentira de que Maria da Saudade Medeiros Braga, ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ), foi condenada por corrupção —ela foi absolvida no caso.
"Eduardo Bolsonaro pode continuar no colinho do príncipe saudita", disse Braga.
Antes de baterem boca, o parlamentar do PSOL falava da visita de Nicolás Maduro ao Brasil essa semana.
"Para agradar a extrema-direita brasileira, porque eles evidentemente não se agradariam, só se Maduro tivesse chegado no aeroporto com carregamento de joias, aí iam adorar porque adoram sentar no colo do príncipe Saudita", afirmou.
Relembre o caso das joias
Governo Bolsonaro teria tentado trazer ao Brasil de forma ilegal joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que seriam um presente da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama. As joias foram aprendidas no aeroporto de Guarulhos em outubro de 2021 e estariam na mochila de um militar que era assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O governo Bolsonaro fez várias tentativas de recuperar as joias, mobilizando vários ministérios. O Ministério de Minas e Energia teria pedido a intervenção do Itamaraty no caso. A Receita, porém, informou que isso só seria possível se fosse feito o pagamento do imposto e da multa, que chegaria a R$ 12 milhões.
Na mesma viagem não foi interceptado pela Receita um conjunto composto por um relógio com pulseira em couro, par de abotoaduras, caneta, anel e um masbaha (espécie de rosário islâmico) — todos os itens pertencem à marca de luxo suíça Chopard.
Bolsonaro depôs para a Polícia Federal por duas horas e poupou o nome de Michelle.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.