MP dos Ministérios: 'Governo precisa cumprir acordos feitos', diz Humberto
O plenário do Senado aprovou o texto da MP que reestrutura os ministérios do governo Lula com 51 votos favoráveis e 19 contrários. O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou durante sua participação no UOL News desta quinta-feira (1) que o governo precisa agora cumprir os acordos feitos para a aprovação do texto.
Nós precisamos realmente melhorar essa relação política com o Congresso Nacional, cumprir os acordos que foram feitos, especialmente lá atrás, para aprovação da PEC da Transição, sem a qual não teríamos condição de estarmos governando hoje".
"À medida que o Congresso Nacional também deu aquela contribuição importante para a ação do governo, é necessário que o governo cumpra os acordos que foram estabelecidos, até porque eles estão hoje estabelecidos em lei", completou.
O senador também falou a respeito das emendas parlamentares, dizendo ter uma visão na qual "o ideal é que o governo pudesse governar e administrar seu orçamento sem esse tipo de instrumento". Contudo, ele ressaltou a importância de o governo cumprir os acordos estabelecidos.
Para o governo ter uma boa relação com o Congresso Nacional, tem que cumprir toda essa parte. Isso não está acontecendo, espero que não volte a acontecer porque acho que há ainda uma necessidade de lubrificar os instrumentos do governo nos ministérios palacianos, mas creio que a partir de agora as coisas vão fluir mais facilmente".
'Não estou frustrada; indicação de Zanin é constitucional', diz jurista Vera Lúcia Araújo
O presidente Lula (PT) confirmou nesta quinta-feira a indicação de Cristiano Zanin Martins, 47, seu advogado na Operação Lava Jato, para a vaga no STF aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Em entrevista ao UOL News, a jurista Vera Lúcia Araújo, que chegou a estar na lista de prováveis candidatos ao STF, disse não estar frustrada pela escolha.
Creio que o presidente Lula, no exercício da sua soberania conferida pelas eleições de 2022, tem tranquilidade para pensar a composição de uma Corte que tem deveres constitucionais, principalmente pelo zelo da garantia de nossa Constituição Federal".
"Dentro de um leque muito amplo, vários nomes circularam e ainda circulam, homem, mulher, brancos, negras e negros. Dentro desse mosaico ele optou, acho que acertadamente, como jurista, acredito na escolha do presidente", completou.
Carla: Após indicação de Zanin, ministérios do União Brasil podem estar na mira de Lula
A colunista do UOL Carla Araújo afirmou durante participação no UOL News que os ministérios que estão hoje sob o comando de políticos do União Brasil podem estar na mira do presidente Lula. Segundo ela, esses ministros estão no centro de uma possível mudança.
Nessa pressão para uma reforma ministerial que Lula, por hora, tem afastado, os ministérios do União Brasil, hoje muito ligados à indicação do senador David Alcolumbre, são o centro de uma possível mudança".
Carla lembrou que alguns dos ministros não são muito ligados ao presidente Lula e chegaram a pedir a cabeça de nomes fortes do PT, como Alexandre Padilha.
Se eventualmente a articulação politica caminhar para algum tipo de reforma e mudança na Esplanada, os ministérios ligados ao União Brasil e Davi Alcolumbre são colocados aqui em Brasília como principais possibilidades de mudança".
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.