Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Lula sobre indicação de Zanin ao STF: 'Será um excepcional ministro'

Do UOL, em São Paulo

01/06/2023 13h38Atualizada em 01/06/2023 13h57

O presidente Lula disse que Cristiano Zanin será "execepcional ministro" do STF (Supremo Tribunal Federal). O petista falou à imprensa após a aprovação da MP dos Ministérios.

O que Lula disse:

Lula afirmou que a indicação já era esperada, mas que isso não foi motivado apenas pelo trabalho do advogado em sua defesa, mas por suas qualidades como advogado.

O Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte deste país. Eu conheço as qualidades como advogado, conheço a qualidade dele como chefe de família, e conheço a formação do Zanin. Será um execepcional ministro da Suprema Corte
Presidente Lula

O presidente disse acreditar que o candidato será aprovado pelo Senado, e que o Brasil terá "vai se orgulhar" por tê-lo na posição. Caso tenha a indicação aprovada, Zanin, que tem 47 anos, poderá ficar no cargo até 2050.

Indicados pelo presidente da República ao STF precisam do aval do Senado. Por isso, Zanin passará por sabatina com senadores nos próximos dias e os parlamentares votam se acatam a escolha.

Zanin foi advogado de Lula durante toda a Operação Lava Jato, incluindo o período de sua prisão, entre 2018 e 2019. Seu escritório foi responsável pela defesa no STF e por levar o caso à ONU (Organização das Nações Unidas).

O indicado por Lula ao Supremo herdará processos de interesse do Planalto, como mostrou o UOL. O acervo vai desde mudanças na Lei das Estatais a ações contra adversários, como Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato.