Weber critica falta de mulheres no Judiciário no dia da indicação de Zanin
A ministra Rosa Weber, presidente do STF criticou a falta de mulheres nos quadros do Judiciário no dia em que o advogado Cristiano Zanin Martins foi indicado pelo presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal.
O que disse Rosa
No Brasil temos muitas mulheres na base da magistratura, e isso decresce nos tribunais intermediários. Na cúpula, como o STF, por exemplo, e nos tribunais superiores o número de mulheres é ínfimo"
Rosa Weber, presidente do STF
A declaração foi feita durante audiência com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que fez uma visita oficial ao Supremo nesta tarde.
A ministra questionou Niinistö sobre a participação feminina no Judiciário finlandês e quantas mulheres ocupam cargo de ministra na Suprema Corte do país europeu — o finlandês disse que há seis mulheres no tribunal; no Brasil, são duas entre os atuais dez ministros.
Além de Rosa Weber, apenas Cármen Lúcia e Ellen Gracie, já aposentada, foram nomeadas à Corte. A presidente do STF é a primeira juíza de carreira a assumir a chefia do tribunal.
Crítica no dia em que Lula indica Zanin
A crítica de Rosa Weber foi feita horas após a indicação de Zanin ao STF pelo presidente Lula. Favorito à vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowki em abril, o advogado esteve com o presidente ontem no Palácio do Planalto.
Rosa foi comunicada por aliados do petista de que Zanin seria o indicado. Ministros do STF classificaram a escolha como "ótima" e desejaram sucesso ao advogado na sabatina a ser marcada no Senado.
Cristiano Zanin atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo. Minha visão dele é a de um advogado sério e competente, que exibiu dedicação ao cliente e conduta ética, mesmo diante da adversidade. Da minha parte, será muito bem-vindo."
Roberto Barroso, ministro do STF
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.