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Adeus ao Aerolula? Por que o presidente quer viajar em um novo avião

Colaboração para o UOL

02/06/2023 04h00

O presidente Lula discutiu a compra de um novo avião presidencial durante um almoço no Comando da Aeronáutica na quarta-feira.

Por que Lula quer mudar?

Lula queixa-se da falta de espaço e autonomia dos aviões que servem à Presidência (o A319, vulgo Aerolula, e o A330, que transportou a comitiva presidencial aos Estados Unidos em fevereiro) e havia pedido à Aeronáutica para estudar a compra de uma nova aeronave ou, ao menos, a reconfiguração da A330, de forma a ampliar o quarto do casal e criar para ele um pequeno escritório.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/thais-oyama/2023/06/01/ocupado-com-aviao-novo-lula-prefere-ser-chefe-de-estado-a-chefe-de-governo.htm?cmpid=copiaecola

Lula queixa-se da falta de espaço e autonomia dos aviões que servem à Presidência, segundo a colunista do UOL Thaís Oyama.

Ele pediu à Aeronáutica para avaliar a compra de uma nova aeronave ou, pelo menos, para estudar a reconfiguração do Airbus A330, da FAB (Força Aérea Brasileira) de modo a ampliar o quarto do casal e criar um pequeno escritório.

Lula deixou a reunião com o Comando da Aeronáutica, levando catálogos de aeronaves e o projeto de reforma para estudar melhor em casa, segundo informou Thaís Oyama.

O presidente fez viagens em diferentes aeronaves este ano. Lula já usou em seu atual mandato o Airbus A319, chamado de "Aerolula", para a viagem à China, por exemplo. Já na viagem aos Estados Unidos, em fevereiro, Lula usou o Airbus A330 da FAB.

Como são os aviões usados por Lula?

A319 (Santos-Dumont)

- - Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB) / Agência Força Aérea / Ten Enilton - Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB) / Agência Força Aérea / Ten Enilton
O A319 (Santos Dumont) serve à Presidência
Imagem: Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB) / Agência Força Aérea / Ten Enilton

É o principal avião da frota presidencial, usado para viagens de longa distância. O modelo traz uma série de modificações e não pode ser comparado com os demais modelos comerciais. "É uma aeronave militar designada especialmente para cumprir a missão de transportar com segurança o Presidente da República para diversas localidades do Brasil e do exterior", segundo o site da Força Aérea Brasileira.

Foi comprado no primeiro mandato de Lula e substituiu um Boeing 707, apelidado de "sucatão". O A319 foi batizado de Santos-Dumont e ganhou o apelido de "Aerolula".

Possui suíte presidencial e espaços especiais para o presidente se reunir com sua equipe. No geral, a aeronave é dividida em três partes: na frente ficam cerca de dez poltronas, enquanto no meio há uma sala com uma mesa no centro e na parte de trás ficam outros assentos.

Tem aproximadamente 34 metros de comprimento e de envergadura, e cerca de 12 metros de altura. Pode atingir até 830 km/h na velocidade máxima de cruzeiro e tem cerca de 8.500 km de autonomia.

Pode operar em pistas mais curtas e estreitas, além de realizar voos de longa duração.

A330, da FAB

- - Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB) - Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB)
Airbus A330, o KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB)
Imagem: Reprodução / Força Aérea Brasileira (FAB)

Não pertence à frota presidencial, mas foi usado por Lula em viagem aos Estados Unidos para encontrar Joe Biden, em fevereiro. Está nos planos do presidente para ser usado em seus deslocamentos. O presidente pediu estudos sobre a reconfiguração do A330, de forma a ampliar o quarto do casal e criar para ele um pequeno escritório.

Aeronave foi incorporada à Força Aérea Brasileira em julho de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Foi o primeiro Airbus A330 a ser convertido em avião-tanque sob o programa KC-30 da Força Aérea Brasileira.

Modelo não é adaptado como avião presidencial, tendo 30 assentos-cama na classe executiva e 222 poltronas na econômica.

É o maior avião da história da Força Aérea Brasileira, com 59 metros de comprimento. Em seu site, a FAB afirmou que sua aquisição "aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico, ações humanitárias e evacuação aeromédica, sejam elas nacionais ou internacionais."

Pode voar mais de 15 horas — autonomia maior que o A319 — e fazer o reabastecimento em voo. Além disso, pode transportar até 238 passageiros e 45 toneladas de cargas.