Topo

Esse conteúdo é antigo

Padilha nega racha na articulação: 'Não tem briga nos três mosqueteiros'

Alexandre Padilha minimizou as críticas à articulação política do governo após dificuldades no Congresso - Reprodução
Alexandre Padilha minimizou as críticas à articulação política do governo após dificuldades no Congresso Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/06/2023 12h30Atualizada em 04/06/2023 15h18

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), minimizou as críticas à articulação política do governo, área pela qual é responsável, e comparou os líderes do governo com os "três mosqueteiros" e a si com D'Artagnan.

O que aconteceu:

Padilha disse que não há "intriga" na equipe. E citou a boa relação entre ele os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA). Na visão do ministro, os parlamentares são os três mosqueteiros e ele é D'Artagnan, o líder do grupo.

A declaração do ministro ocorre após a equipe petista enfrentar dificuldades para a aprovar a MP dos Ministérios.Os deputados do centrão criticam a negociação política do Planalto no Congresso e cobram do governo mais empenho no pagamento de emendas parlamentares e nas nomeações para cargos estaduais.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta semana que "há uma insatisfação generalizada" com a falta de articulação política do governo. Segundo reportagem da Folha, Lira avisou integrantes do Planalto que não vai pautar projetos de interesse do presidente até que os deputados avaliem que o governo ajustou a articulação política e a relação com a Casa.

Padilha falou com a imprensa ontem em Hortolândia, no interior paulista, depois de uma agenda na região. Guimarães postou um vídeo com a fala do ministro, endossando o discurso.

Tem um time unido. Nós temos os três mosqueteiros -- o líder na Câmara, no Senado e no Congresso --, e eu sou o D'Artagnan, que coordena os três mosqueteiros. Unidos, um por todos e todos por um. Não tem intriga, não tem futrica, não tem nada que vá gerar qualquer tipo de desunião nos três mosqueteiros do presidente Lula e no D'Artagnan. Time unido, que está junto."
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, que hoje foi citado nas redes sociais pelo líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE)