Topo

Esse conteúdo é antigo

Ricardo Salles desiste de concorrer à prefeitura de SP: Tomei uma rasteira

Do UOL, em São Paulo

05/06/2023 12h20Atualizada em 05/06/2023 14h06

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) disse que não será candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.

O que aconteceu:

Ricardo Salles afirmou que o PL não valoriza os políticos que tiveram mais votos em São Paulo: "Nós fizemos a bancada. Nós demos o fundo partidário que o partido tem, dezenas e dezenas de milhões de reais, demos o tempo de televisão. Para pegar tudo isso e apoiar um candidato que é de um partido que é base do Lula", disse, em entrevista à Jovem Pan.

Para o deputado, Bolsonaro está fragilizado e não tem força para se colar na decisão: "muito fragilizado, a beira de responder um processo de ilegibilidade." Para ele, o responsável pela decisão é exclusivamente o presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto.

Segundo Salles, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) vai "destruir" Ricardo Nunes (MDB). Na visão dele, o atual prefeito de SP não tem condições de encarar a disputa.

Eu ia ser [candidato à prefeitura de São Paulo], mas agora estou tomando chapéu dessa turma da política profissional. A turma que gosta de business. Não tem ideologia. [...] Não é desistir. Eu tomei uma rasteira que eu não tenho como fazer. [...] Pega o maior partido do Congresso, com maior fundo partidário, para apoiar um prefeito que nem apoiou o Bolsonaro (PL) no ano passado, recusou o rótulo de direita. Apoiar um cara que não quer ser nosso, só quer nossos votos.
Ricardo Salles

Preterido pelo PL, Ricardo Salles quer ser oposição a Boulos. No entanto, o presidente do PL e o ex-presidente Jair Bolsonaro têm demonstrado apoio à reeleição de Ricardo Nunes.

Em menos de um mês, os três políticos almoçaram duas vezes. Segundo pessoas próximas de Nunes, o prefeito paulistano ouviu de Costa Neto e Bolsonaro que o PL está "de portas abertas" para ele, o que sugere uma ligação mais próxima com o partido.

O líder do PL já disse que a capital paulista precisa de um candidato de centro-direita. "O que eu penso para São Paulo é que não podemos ter um candidato de extrema-direita, porque Boulos vem forte. São Paulo é uma cidade com votos de esquerda. Temos que ter um candidato de centro-direita em São Paulo", afirmou Valdemar.