Topo

Esse conteúdo é antigo

8/1 é definido como Dia da Defesa da Democracia por Câmara de Porto Alegre

Atos golpistas destruíram prédios dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro - REUTERS/Antonio Cascio
Atos golpistas destruíram prédios dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro Imagem: REUTERS/Antonio Cascio

Do UOL, em São Paulo

13/06/2023 15h12Atualizada em 13/06/2023 15h12

A Câmara Municipal de Porto Alegre promulgou ontem uma lei que estabelece 8 de janeiro como Dia em Defesa da Democracia, em referência aos atos antidemocráticos que ocorreram na data esse ano.

O que aconteceu:

A proposta veio de um vereador do PT, Aldacir Oliboni, que falou que no dia 8 de janeiro "aconteceu um fato que todos nós condenamos, a tentativa de um golpe militar".

O vereador argumentou que "temos que aceitar a opinião e a vontade do povo brasileiro com o respeito pela manifestação, como também pelo resultado das urnas".

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), promulgou a lei ontem.

Com a lei em vigor, o município de Porto Alegre deverá realizar uma campanha de conscientização "sobre a importância da preservação da democracia, do Estado Democrático de Direito e das instituições democráticas".

Estamos instituindo esse dia, no calendário do município, para que possamos refletir a respeito do período delicado que vivemos na gestão passada, do governo federal, com destaque para os trágicos incidentes do último dia 8 de janeiro em Brasília".
Vereador Aldacir Oliboni

A depredação da Praça dos Três Poderes resultou em uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) e mais de 1.200 denúncias aceitas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que dividiu os acusados em dois grupos: os que participaram dos atos antidemocráticos e os que incentivaram.