Chico Alves: Resolver crise com União não garante apoio do partido a Lula
O presidente Lula decidiu que irá manter Daniela Carneiro (União Brasil) como Ministra do Turismo pelo menos até quinta-feira. Durante sua participação no UOL News de hoje (13), o colunista do UOL Chico Alves afirmou que o partido quer se manter à frente de três ministérios.
O União Brasil quer pelo menos esses três ministérios, ele tem lá dois ministros mais a Daniela, que era do União Brasil e agora esta em litígio com a liderança do partido, está para sair. Então, não está mais sendo considerada como uma ministra do partido. Eles querem recuperar essa pasta e aí indicam um sucessor. Isso é o mínimo que o União Brasil exige para conversar com o governo, conseguir alguns votos".
Chico Alves ainda afirmou que mesmo se o governo Lula conseguir resolver a crise relacionada aos ministros, ainda terá de negociar com os deputados do União que não fazem parte da base.
Acho que vai continuar sendo como é agora, tema a tema, pauta a pauta, o governo vai ter que conversar com os deputados todos, inclusive do União Brasil, principalmente os que não são da base, não venceram com Lula a eleição. Esses vão ter que ser convencidos na base da emenda ou de recurso, de cargo. Mas principalmente o que eles querem é emenda".
Sabatina no Senado não avalia indicado; é ritual protocolar com resultado já previsto
O advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF, deverá passar por sabatina no Senado no dia 21 deste mês para aprovação de seu nome. Para o colunista do UOL Chico Alves, contudo, o termo sabatina deveria ser mudado, já que "é apenas um ritual protocolar cujo resultado já vai estar previsto".
O nome deveria ser mudado porque, como você viu, o PSD já se acertou e disse que vai entregar tantos votos para aprovação. Esse ritual do beija-mão que Zanin vai fazendo antes da sabatina vai acertando o resultado, formando sua maioria, o que faz com que no momento da sabatina, o nome sabatina dá ideia de que é uma prova, mas não é prova nenhuma".
Chico afirmou que um ou outro senador pode questionar Zanin, mas voltou a criticar a sabatina.
Vai ter uma polêmica, algum bate-boca de algum oposicionista, algum bolsonarista querendo criar uma cena para redes sociais, mas a gente já sabe, antes de ele entrar na sabatina, qual mais ou menos vai ser até o placar".
Carla: Lula é grato a Daniela e não queria romper com ministra, mas se viu em sinuca de bico
A colunista do UOL Carla Araújo comentou durante sua participação no UOL News a respeito das negociações para a saída da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Segundo Carla, o União Brasil colocou Lula em uma sinuca de bico.
Lula ficou numa sinuca. A palavra sinuca foi usada por um assessor palaciano dizendo que é uma sinuca complicadíssima porque a Daniela e o Waguinho ajudaram muito o presidente Lula na Baixada [Fluminense]. Apesar de o Lula não ter ganhado, de fato, ele conquistou votos importantes".
Segundo Carla, Lula tem uma gratidão com a ministra e seu marido e não gostaria de romper com eles.
Diferente do que era o presidente Bolsonaro, quando fazia inimigos não tinha problemas com isso, Lula está tentando manter todos os amigos perto dele, mesmo que nem todos sejam mais tão amigos, mesmo que tenha que rifar a ministra Daniela".
Chico Alves: Cid e Torres devem ficar em silêncio na CPI do 8/1
O colunista do UOL Chico Alves comentou a respeito da aprovação de nomes como Mauro Cid e Anderson Torres para darem esclarecimentos na CPI que pretende apurar os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Para o colunista, os dois, que durante o governo Bolsonaro sempre estiveram próximos ao presidente, devem ficar em silêncio na CPI.
Acho que esses dois vão tentar usar o direito de ficar em silêncio. Não acredito que eles vão dar nenhum esclarecimento ao objetivo da CPMI".
Chico Alves afirmou que se interessa mais pelo depoimento do general Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro. Para Chico Alves, Braga Netto tem mais coisas a explicar, como, por exemplo, o que o levou a dizer às pessoas acampadas em frente a um quartel de Brasília que algo "estaria por acontecer".
É uma boa oportunidade para Braga Neto esclarecer o que estava querendo dizer com essa frase, o que estaria por acontecer, se era essa tentativa de golpe que ele estava se referindo ou não".
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.