Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula lamenta ataque em Cambé: 'Jovem vida tirada pelo ódio'

Do UOL, em São Paulo

19/06/2023 11h47Atualizada em 19/06/2023 16h03

O presidente Lula (PT) lamentou o ataque a uma escola estadual em Cambé (PR) hoje, e enviou solidariedade às famílias e à comunidade escolar.

O que ele disse

"Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná."

"Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar."

Ministros se manifestam:

O ministro da Educação, Camilo Santana, lamentou o ataque e ressaltou que escolas devem ser um espaço de paz. Ele também defendeu que as redes sociais sejam regulamentadas.

Escola é lugar de paz, de acolhimento, de receber as crianças bem. Nós vamos ser implacáveis com todas as determinações do presidente para garantir tranquilidade e uma parceria com os estados e municípios brasileiros
Camilo Santana, ministro da Educação

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse que recebeu "consternado a notícia" e afirmou que as escolas devem ser "ambientes seguros, pacíficos e orientados para a cidadania". Ele também enviou uma mensagem de pesar.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o crime é "simbólico": "Quando um jovem perde a vida, toda a juventude perde. Eu sou pai e sei da intranquilidade que aflige as famílias", disse ele durante evento no Rio de Janeiro.

Aluna de 15 anos foi morta

Um ex-aluno entrou no colégio estadual Professora Helena Kolody por volta das 9h30. Ele alegou que solicitaria o seu histórico escolar, segundo a polícia.

O jovem disparou 12 vezes. Um funcionário da escola conseguiu contê-lo.

Uma aluna de 15 anos foi morta. Outro estudante de 16 anos foi baleado e está internado em estado grave. Ele foi transferido para um hospital de Londrina.

O autor foi preso em flagrante e levado à delegacia. Os agentes apreenderam um machado dentro da mochila dele, mas o equipamento não chegou a ser usado.