Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI do 8/1 aprova convocação de Gonçalves Dias, Lawand e ex-diretor da Abin

Do UOL, em São Paulo

20/06/2023 10h26Atualizada em 20/06/2023 10h48

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro aprovou hoje a convocação do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, do ex-diretor da Abin Saulo Moura da Cunha e do coronel Jean Lawand Júnior.

O que aconteceu

Oposição e governo formaram acordo para aprovar convocações rejeitadas na semana passada. Na sessão anterior, o pedido para ouvir GDias e Saulo Moura da Cunha foi negado, por 20 votos contrários e 11 favoráveis.

Comissão vai ouvir ex-ministro, que deixou o posto após imagens do circuito interno do Palácio mostrarem ele dentro do prédio durante a invasão. Para alguns, ele teria sido conivente com os terroristas, o que ele negou. Além disso, GDias teria omitido do Congresso um informe da Abin que alertava sobre a possibilidade de ataques em 8 de janeiro.

Saulo Moura da Cunha chefiava a Abin de forma interina em 8 de janeiro. Ele deixou o posto em março para assumir um cargo no GSI, e pediu exoneração no início deste mês.

Já o coronel Jean Lawand Jr. mandou mensagens ao ex-ajudante de ordens da Presidência Mauro Cid, pedindo que convencesse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a colocar em prática um golpe de Estado. As informações foram reveladas na semana passada pela revista Veja.