CPI do 8/1 aprova convocação de Gonçalves Dias, Lawand e ex-diretor da Abin
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro aprovou hoje a convocação do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, do ex-diretor da Abin Saulo Moura da Cunha e do coronel Jean Lawand Júnior.
O que aconteceu
Oposição e governo formaram acordo para aprovar convocações rejeitadas na semana passada. Na sessão anterior, o pedido para ouvir GDias e Saulo Moura da Cunha foi negado, por 20 votos contrários e 11 favoráveis.
Comissão vai ouvir ex-ministro, que deixou o posto após imagens do circuito interno do Palácio mostrarem ele dentro do prédio durante a invasão. Para alguns, ele teria sido conivente com os terroristas, o que ele negou. Além disso, GDias teria omitido do Congresso um informe da Abin que alertava sobre a possibilidade de ataques em 8 de janeiro.
Saulo Moura da Cunha chefiava a Abin de forma interina em 8 de janeiro. Ele deixou o posto em março para assumir um cargo no GSI, e pediu exoneração no início deste mês.
Já o coronel Jean Lawand Jr. mandou mensagens ao ex-ajudante de ordens da Presidência Mauro Cid, pedindo que convencesse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a colocar em prática um golpe de Estado. As informações foram reveladas na semana passada pela revista Veja.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.