Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Em Paris, Lula pede que europeus paguem 'dívida histórica' com a Amazônia

Do UOL, em São Paulo

22/06/2023 15h46Atualizada em 22/06/2023 17h07

O presidente Lula (PT) discursou hoje em Paris, na França, no festival Power Our Planet, pelo meio ambiente.

O que aconteceu:

Lula cobrou que os europeus paguem sua dívida histórica: "Não foi o povo africano ou povo latino-americano que poluiu o mundo. Quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica".

O presidente foi ovacionado ao fazer seu discurso, com gritos de "olê olê olá, Lula, Lula". Havia bandeiras do Brasil presentes no público.

Lula reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 e disse que tomaria medidas duras para isso.

Ele também convidou todos que "ouvem falar da Amazônia todo dia e acham que ela é o pulmão do mundo" a conhecerem o Brasil na COP30, conferência climática da ONU, em 2025 — Belém será a sede do evento.

Vamos ser muito duros contra qualquer grupo ou pessoa que derrubar uma árvore para plantar soja ou criar gado. Faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé".
Lula em Paris

Após o discurso, Lula e Janja compareceram ao jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e Brigitte Marcon.

Presidente Lula e Janja, primeira-dama, em jantar oferecido pelo líder francês Emmanuel Macron e Brigitte Macron - Divulgação/Ricardo Stuckert - Divulgação/Ricardo Stuckert
Presidente Lula e Janja, primeira-dama, em jantar oferecido pelo líder francês Emmanuel Macron e Brigitte Macron
Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert

Assista à íntegra do discurso