Lula comete gafe ao chamar golpe militar de 'revolução' durante entrevista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o termo "revolução" ao se referir ao golpe militar de 1964 durante entrevista à Rádio Gaúcha na manhã de hoje.
O que aconteceu
Lula comentava sobre a reforma tributária, ao responder à emissora se participaria da articulação política pela pauta com o Congresso, quando acabou traído pelo ato falho.
"Vai ser a primeira reforma tributária votada no regime democrático. A última reforma tributária nossa foi depois da revolução de 64, e o Haddad está coordenando com maestria, junto com o ministro Padilha, o líder Jaques Wagner, Guimarães e Randolfe", disse.
O termo, no entanto, é frequentemente usado por militares e também pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, entusiasta declarado da ditadura militar.
O que foi o golpe de 1964
O golpe militar iniciado em 1964 foi um movimento encabeçado pela alta patente das Forças Armadas e que depôs o governo João Goulart, na madrugada do dia 31 de março para o dia 1º de abril daquele ano.
Considerado um dos períodos mais obscuros da história, a ditadura militar durou 21 anos (1964 a 1985) e ficou marcada pelo cerceamento da liberdade e perseguição política que causou o desaparecimento, tortura e assassinato de milhares de pessoas que se opuseram ao regime.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.