Topo

Maioria na Câmara se faz com liberação de emenda, diz vice-presidente do PT

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2023 19h33

O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), vice-presidente do PT, afirmou durante entrevista ao UOL News nesta segunda-feira (3) que o governo precisa liberar emendas para fazer a maioria na Câmara dos Deputados e aprovar medidas.

Nós temos que fazer maioria na Câmara, não tem para onde fugir, não tem que inventar realidade. Temos que ter 310 deputados para aprovar medidas constitucionais, como agora a reforma fiscal. Então, é preciso fazer maioria. E tenho insistido que maioria na Câmara se faz com liberação de emenda parlamentar, onde o deputado pega os recursos e investe na sua base eleitora. Ele precisa disso para se reeleger".

Quaquá ainda opinou sobre como deve ser a relação do governo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, Lira não deve ser tratado como adversário do governo ou chantagista.

[O governo deve] tratar o presidente Lira como presidente de sindicato, que de fato ele é o presidente do sindicato dos deputados. É alguém que tem que ser chamado para parceria para governar, dando um pedaço do orçamento para que a Câmara possa manejar".

Daniela e Waguinho 'vestiram a camisa' e são leais a Lula, diz Quaquá

O deputado federal também comentou as polêmicas envolvendo a permanência ou a saída da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O vice-presidente do PT disse que espera que ela seja mantida no cargo.

Eu espero que a Daniela não saia. Daniela é a deputada mais votada do Rio de Janeiro, evangélica, mulher da Baixada Fluminense. O Waguinho e ela vestiram a camisa do presidente Lula na campanha. Eu fico imaginando se o Bolsonaro tivesse ganho aquela eleição, o que estaria acontecendo hoje com Waguinho em Belford Roxo".

"Já há uma perseguição brutal contra Waguinho em Belford Roxo por parte de agências estaduais, agências legais e ilegais, polícia, milícia, tráfico, contra o Waguinho. Se o Bolsonaro tivesse ganho essa eleição, ele teria sido trucidado", completou.

Quaquá ainda afirmou ser contra a troca de Daniela apenas para agradar o Centrão.

Eu não acho razoável que se troque a Daniela, com todo simbolismo que ela tem, por um caboclo que comemorou a prisão do presidente Lula. Acho que a gente tem que ter maioria, formar com Centrão o governo, mas tem que ter limites".

Vice-presidente do PT critica articulação política do governo: 'Falta centro de comando'

O vice-presidente do PT também criticou a articulação do governo, afirmando que "falta um centro de comando".

Quando governo começou lá atrás, você tinha a autoridade de uma figura como o Zé Dirceu, que todos os ministros respeitavam, que negociava cargo com deputado ou emendas. Hoje em dia virou uma bagunça".

"O Padilha é um cara talentosíssimo, mas eu avisei a ele. Esses dias fui tomar uísque com ele e falei: 'você não está tendo poder de resolver os problemas. Isso para articulação política é uma tragédia'", destacou.

Quaquá ainda criticou a articulação política do Ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Rui Costa é um cara fraco na política, foi na Bahia, está sendo aqui. Acho que ele devia ser o cara que toca o governo na Casa Civil. Comando politico e negociação política só pode ter uma, e o governo Lula tem várias".

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: