Topo

Esse conteúdo é antigo

Tarcísio pode despontar, mas não substitui Bolsonaro tão fácil, diz Gleisi

Do UOL, em São Paulo

06/07/2023 11h22

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse hoje ao UOL Entrevista não acreditar que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) possa substituir a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com facilidade.

O que ela disse?

Em Bolsonaro sendo inelegível, Tarcísio é um dos nomes para ocupar o espaço. "O governador de São Paulo tem seu espaço, tem peso político, na economia. Tarcísio pode ser uma pessoa que pode despontar para ocupar, mas não sei se consegue porque não se substitui assim", afirmou.

Discordo de Bolsonaro, mas ele tem liderança. "Pode se discordar de Bolsonaro, eu discordo, acho que foi um mal para o país, mas tem liderança. Não sei se substitui isso tão fácil assim", declarou.

É cedo para dizer. "Tem que saber como vai se construir como liderança, é muito difícil dizer", avaliou.

Gleisi Hoffmann é uma liderança importante do governo no Congresso. Presidente do PT, a deputada já foi ministra nos governos de Dilma Rousseff.

"Bolsonaro quer criar disputa política ao criticar reforma tributária"

Posicionamento do ex-presidente não preocupa, do ponto de vista de votação. "A maioria do Congresso está comprometida", disse.

Projeto não é do governo Lula, é do Congresso. "É um projeto que já tramitava na Câmara, foi um esforço de articulação feito pela Câmara. O governo comprou o projeto, adotou porque acalia que é um bom projeto", disse. "Para nós, é importante que aprove, mas é uma entrega do Congresso Nacional".

"Ele está fazendo uma disputa política na sociedade, colocando para o Lula uma responsabilidade que não é do presidente, porque é um projeto que a Câmara articulou e nós apoiamos porque é importante e achamos que vai melhorar o sistema tributário brasileiro".

Críticas não encontram eco entre parlamentares. "Ontem, os discursos de plenário eram muito críticas a essa ofensiva e às fake news que está soltando", lembrou. "É a velha prática de desinformação, mas não está encontrando eco a não ser naqueles bolsonaristas mais raiz".

Assista ao programa na íntegra: