Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Veja quem são os governadores mais populares e com mais chances em 2026
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Durante o programa Análise da Notícia, o colunista do UOL José Roberto de Toledo apresentou dados do Google Trends que mostram quem foram os governadores mais pesquisados no Brasil durante o primeiro semestre.
O ranking não deixa de ser uma medida de popularidade, uma vez que os nomes que despertam maior curiosidade estão de alguma forma colocando seu nome no cenário político nacional.
Tarcísio de Freitas foi o nome mais procurado. No ranking que leva em consideração as buscas feitas em todo o país, o governador de São Paulo, do Republicanos, teve larga vantagem. O ex-ministro de Bolsonaro foi alvo de 34% de todas as buscas envolvendo o nome de governadores, ou seja, uma em cada três buscas do total.
Atos golpistas impulsionaram Ibaneis Rocha. Em segundo lugar, aparece o emedebista governador do Distrito Federal, mas por "motivos errados". Ele foi alvo de 13% de todas as buscas, mas muito pelo fato de ter sido afastado do cargo após a tentativa de golpe em Brasília no dia 8 de janeiro e, devido ao acumulado do período.
Zema também aparece com destaque. Romeu Zema (NOVO-MG) foi o terceiro governador mais buscado no país durante o primeiro semestre, sendo alvo de 12% do total. Ele é o governador que disputa, a distância, com Tarcísio, o posto de candidato do bolsonarismo nas eleições de 2026, quando Jair Bolsonaro (PL) estará inelegível.
Top-10 conta com mais nomes da direita. Completam o ranking dos 10 governadores mais buscados, em sequência, Raquel Lyra (PSDB-PE), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Cláudio Castro (PL-RJ), Helder Barbalho (MDB-PA), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
A grama do vizinho
Além do levantamento nacional, também há um segundo ranking, que desconsidera as buscas pelo nome do governador no seu estado de origem. São Paulo, por exemplo, é o estado com maior população e isso poderia impulsionar as buscas pelo nome de seu governador.
Tarcísio de Freitas também lidera as buscas em 25 dos 26 estados da federação, quando se exclui São Paulo, com 29% do total de buscas. A única exceção fica por conta de Minas Gerais.
Políticos de direita formam top 3 do segundo ranking. Além do governador do Republicanos, também aparecem no "pódio", Romeu Zema, com 10%, e Eduardo Leite, com 9% do total de buscas quando excluído o interesse da população de seus respectivos estados.
Os números mostram que Tarcísio de Freitas consegue projetar seu nome para fora de São Paulo e, portanto, é, disparado, o nome que desperta maior curiosidade entre todos os governadores. Ele saltou na frente na corrida para ser um novo líder da direita e é o favorito para ocupar o espaço deixado por Bolsonaro.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.