Topo

'Comunistas do PL': deputado do PSD lê o nome dos 20 do PL que votaram sim

Ana Paula Bimbati, Gabriela Vinhal e Carolina Nogueira

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

07/07/2023 01h49Atualizada em 07/07/2023 08h28

Durante a discussão do segundo turno de votação da reforma tributária, o deputado Luciano Alves (PSD-PR) decidiu ler no plenário o nome dos 20 parlamentares do PL que votaram a favor da proposta no primeiro turno. O fato inusitado provocou um alvoroço entre os deputados.

O que aconteceu

Alves parabenizou os 20 deputados do PL por terem votado a favor da reforma. Eles foram contra a orientação do partido e ignoraram a pressão de Jair Bolsonaro. Pela manhã, em uma reunião do partido, o ex-presidente interrompeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para falar que "se o PL estiver unido, não aprova nada".

Assim que Alves encerrou o discurso, outro deputado gritou "comunistas do PL" — os parlamentares riram, inclusive o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Alves foi aplaudido enquanto listava os deputados do PL que votaram a favor da reforma tributária. O movimento inusitado animou os parlamentares apesar do avanço da hora — a discussão da proposta teve início às 19h30 e acabou por volta das 2h.

Os deputados do PL que votaram a favor são: Antonio Carlos Rodrigues (SP), Detinha (MA), Giacobo (PR), Icaro de Valmir (SE), João Carlos Bacelar (BA), João Maia (RN), Josimar Maranhãozinho (MA), Junior Lourenço (MA), Júnior Mano (CE), Luciano Vieira (RJ), Luiz Carlos Motta (SP), Matheus Noronha (CE), Robinson Faria (RN), Rosângela Reis (MG), Samuel Viana (MG), Tiririca (SP), Vermelho (PR), Vinicius Gurgel (AP), Wellington Roberto (PB) e Zé Vitor (MG).

Eu reconheço, eu votei no Bolsonaro. Isso aqui [Congresso] não é do Bolsonaro, isso aqui não é do Lula, é do povo. É do povo sofrido, é do empresário que não aguenta pagar imposto."
Luciano Alves, deputado pelo PSD-PR

Ao UOL, o deputado de primeiro mandato disse que os parlamentares do PL estão de parabéns pela posição.

Tem que parar com essa ideologia de que tudo que o outro fizer eu sou contra. Parabéns aos 20 deputados do PL que votaram a favor da reforma tributária."

O texto-base da reforma tributária foi aprovada nos dois turnos com grande folga nos votos favoráveis.