Conteúdo publicado há 11 meses

Lula viajará ao Paraguai para posse do presidente Santiago Peña

O presidente Lula vai comparecer à posse do presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, em 15 de agosto.

O que aconteceu:

Peña, ex-ministro da Economia e eleito pelo partido Colorado, foi eleito em 30 de abril. A primeira viagem do líder paraguaio foi ao Brasil, em maio deste ano, quando almoçou com Lula no Palácio do Planalto.

A eleição de Peña mantém a hegemonia do partido Colorado no poder. Os conservadores somente deixaram de governar o país no período entre 2008 e 2013.

À época da eleição, o presidente Lula felicitou Peña e desejou boa sorte para o mandato: "Vamos trabalhar juntos por relações melhores e mais fortes entre nossos países e por uma América do Sul com mais unidade, desenvolvimento e prosperidade", escreveu.

Presidentes debateram Itaipu e relacionamento com Venezuela

Na visita ao Brasil, Lula e Peña debateram o futuro das relações entre os vizinhos, em especial o acordo de Itaipu. O acordo de Itaipu, assinado em abril de 1973, previa que, depois de 50 anos, suas cláusulas deveriam ser revistas.

A parte que mais interessa às duas partes é o chamado "anexo C", que prevê a venda do excedente energético a preço de custo ao Brasil. Ele não disse, no entanto, o que seu governo deverá pleitear.

Os dois também falaram sobre a reintegração da Venezuela. Como Lula com o Brasil, o restabelecimento das relações diplomáticas entre Paraguai e o país de Nicolás Maduro foi uma promessa de campanha de Peña.

Lula iniciou o processo de reintegração entre os dois já na primeira quinzena de governo, em janeiro, com a reabertura da embaixada em Caracas. Maduro é aliado histórico do petista e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Continua após a publicidade

Segundo Peña, os dois não trataram da integração do país de Maduro ao Mercosul, que o Brasil é hoje a favor. A Venezuela foi suspensa em 2016, em meio a acusações de desrespeito ao bloco econômico, já na gestão de Michel Temer (MDB). O bloco é composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Chile é membro associado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes