Carla: Defesa e militares querem mudanças na GLO por desgaste pós-Bolsonaro

No UOL News, a colunista do UOL Carla Araújo comenta a reportagem da Folha de S.Paulo sobre o governo Lula (PT) e os militares estudarem mudanças na GLO (Garantia da Lei e da Ordem) por desgaste pós-Bolsonaro.

Segundo a colunista, a discussão sobre o tema está sendo realizada entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e o Exército.

Conversei com gente do Ministério da Defesa e do Exército para entender que mudanças seriam essas. Me disseram que está tudo no plano do estudo, mas admitiram um desgaste com relação ao termo GLO.

Carla Araújo disse que, após os atos do dia 8 de janeiro, a primeira-dama Janja foi uma das pessoas que pediram a Lula para não acionar a GLO com receio de que os militares tomassem o poder naquele momento.

Esse instrumento, GLO, segundo essa fonte me disse, ficou manchado, malquisto. Mas ainda está em avaliação como vai ser essa transformação. O Exército apoia as operações de GLO e, curiosidade, é que sempre gostam de dizer quando vem essas críticas é que a ex-presidente Dilma, mesmo com sua resistência em relação aos militares, foi uma das presidentes que mais acionou esse instrumento.

Tales: Minutas golpistas deixaram Lula com horror à GLO

O colunista do UOL Tales Faria afirmou durante o UOL News de hoje que as minutas golpistas encontradas em poder de Mauro Cid e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres deixaram Lula com horror à GLO. O colunista lembrou que os documentos e também a ligação do ex-major do Exército Aílton Barros para Cid citavam o uso da GLO para tomar as dependências do Planalto, fechar o STF e tirar o ministro Alexandre de Moraes.

Esse era o projeto que estava nas minutas golpista e que citava GLO. Por conta disso, o Lula definitivamente não quer mais ter GLO. José Múcio [ministro da Defesa] está ali no meio-campo porque os militares ainda acham que GLO tem algum sentido, mas Lula está com horror de GLO por causa desse uso que os golpistas planejaram fazer.

Continua após a publicidade

Tales citou que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) utilizou a GLO diversas vezes, mas apontou os possíveis problemas para a medida.

Ela foi pensada para tentar problemas estaduais de segurança pública, se opor ao crime organizado etc. Mas há num problema de base que é quando você bota um militar armado para ir cuidar de segurança ele às vezes se desvirtua. Lembre-se do caso do Chile que o então comandante militar, quero era o Pinochet, foi chamado para resolver o problema dos caminhoneiros e acabou se tornando um ditador e matando muita gente.

Tales: Lula sinaliza que Freixo terá lugar no governo mesmo fora da Embratur

Tales Faria também falou a respeito das pressões do União Brasil para que Lula retire Marcelo Freixo (PR-RJ) da presidência da Embratur. Segundo o colunista, Lula deu sinais durante a posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), de que Freixo segue prestigiado e terá lugar no governo mesmo fora da Embratur.

Lula chamou Marcelo Freio para descer a rampa que dá no salão da solenidade junto com ele para a posse. Depois Lula chamou Freixo para sentar coma as principais autoridades.

Continua após a publicidade

Não quer dizer que está mantida a permanência do ex-deputado à frente da Embratur. O União Brasil vai forçar para obter porteira fechada agora ou mais tarde.

"Mas o Lula demonstrou que tem interesse em manter no cargo o Freixo, que é do PT do Rio, e que, se não for possível, ele terá lugar no governo", finalizou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes