Lula cita Mãe Bernadete em Angola e atribui assassinato à intolerância
O presidente Lula (PT) citou Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, assassinada a tiros na semana passada, na Bahia. Ele lembrou da líder quilombola enquanto recebia homenagem na Assembleia Nacional de Angola, na tarde de hoje.
O que ele disse
"Aproveito essa sessão solene para prestar minha homenagem à grande Bernadete Pacífico, líder quilombola que atuou corajosamente pela defesa de sua comunidade na Bahia".
"Bernadete foi vítima da intolerância, dos que querem calar os mais vulneráveis", disse o presidente, elogiando a luta de "heroínas" pela igualdade e dignidade no país.
Bernadete foi executada a tiros na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA), no último dia 17. Criminosos teriam invadido o terreiro do local e feito reféns de familiares da liderança.
Especialistas atribuíram crime a grupos ligados à especulação imobiliária, interessados em ocupar o território. O município fica na região metropolitana de Salvador.
O quilombo Pitanga dos Palmares é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares, reconhecidos em 2017 pelo Incra. A comunidade já foi certificada pela Fundação Palmares, mas o processo de titulação do quilombo ainda não foi concluído.
A Bahia é o segundo estado do Brasil com mais ocorrências de violência contra povos e comunidades tradicionais. Atrás apenas do Pará, a Bahia registrou 428 vítimas de violência no intervalo de 2017 a 2022, segundo levantamento da Rede de Observatórios de Segurança divulgado em junho deste ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.