'Temos de evitar neocolonialismo', diz Lula em evento na África
O presidente Lula (PT) discursou hoje na cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e defendeu maior integração do Brasil com países africanos, além de ações para o enfrentamento da mudança climática. Ele volta para o Brasil ainda neste domingo (27).
O que ele disse
"Temos de evitar o neocolonialismo, que leva a um novo ciclo de exploração predatória", leu o presidente. "A transição ecológica tampouco deve servir de pretexto para novos protecionismos."
O presidente elogiou o tema do encontro: Juventude e Sustentabilidade. "As novas gerações vivem quase certeza de um mercado de trabalho que se transforma. As novas tecnologias são uma conquista extraordinária da inteligência humana", declarou. "Mas com elas, o desemprego e a precarização alcançam novos patamares. O uso irresponsável das redes sociais com a propagação de fake news e discursos de ódio ameaça a democracia."
São Tomé e Príncipe é última parada da viagem de Lula à África. Antes, ele passou pela África do Sul e por Angola.
A CPLP reúne os países que têm o português como língua oficial. Além de Portugal e Brasil, participam Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e o asiático Timor Leste.
Deixe seu comentário