Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Juscelino Filho está fazendo hora extra no governo Lula faz tempo

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou a situação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante participação no UOL News desta sexta-feira (1). Segundo o colunista, o ministro, que teve R$ 835 mil em bens bloqueados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, está fazendo hora extra no governo.

O Lula deu indicações de que vai esperar o STF agir, o próprio STF poderia afastar o Juscelino. Mas o presidente deveria agir antes, até por uma questão de transparência, de respeito às leis. O Juscelino está fazendo hora extra no governo Lula faz tempo.

Já eram graves as denúncias e problemas que ele se meteu lá atrás.

O colunista também avaliou as possibilidades de o presidente Lula (PT) trocar o ministro das Comunicações.

O governo Lula poderia trocar, a questão é se ele vai fazer efetivamente isso. Há uma corrente que avalia que, se trocar, é uma admissão, um reconhecimento de que o próprio Juscelino é um B.O. e que ele manteve esse B.O. por tanto tempo. Lula deve estar rezando de pés juntos para o STF afastar o seu ministro", analisou.

Análise: Advogado de Cid dá a entender que está jogando junto com Bolsonaro

A jornalista e analista de política Basília Rodrigues afirmou que o advogado de Mauro Cid, Cezar Bitencourt, deu a entender que está jogando junto com a defesa de Jair Bolsonaro. Mais cedo, em áudio, Bitencourt afirmou que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro iria assumir toda a culpa no caso das joias.

Segundo Basília, a dúvida sobre Cid estar ou não atuando junto a Bolsonaro se deu por conta das diferentes reações nos depoimentos dos dois. Enquanto Cid ficou horas na Polícia Federal, Bolsonaro e Michelle Bolsonaro preferiram ficar em silêncio em seus depoimentos.

Continua após a publicidade

As estratégias estavam muito diferentes porque ontem dois grupos se formaram bem interessantes: de um lado, o clã bolsonarista, o ex-presidente, ex-primeira-dama, entre outros depoentes, que optaram pelo silêncio. Do outro lado tinha os Cids, pai e filho, prestando depoimento.

Contudo, tudo parece ter ficado diferente após a afirmação de Cezar Bitencourt, segundo Basília.

O Cezar Bitencourt, além de afirmar que seu cliente está assumindo a culpa e não responsabilizando o ex-presidente, também falou de forma enfática que não está se contrapondo à defesa de Bolsonaro. Se você tirar como análise que ele está falando isso, então eles estão jogando juntos esse jogo.

Sakamoto: Popularidade de Lula pode ajudar Boulos na disputa por São Paulo

Leonardo Sakamoto também falou sobre a pesquisa Datafolha divulgada hoje que aponta o presidente Lula com 45% de aprovação e 25% de rejeição na cidade de São Paulo. Olhando já para as eleições para prefeito do ano que vem, Sakamoto afirmou que a popularidade de Lula pode ajudar Guilherme Boulos (PSOL) na disputa.

Continua após a publicidade

A aprovação do Lula está maior que a aprovação do Tarcísio, maior que a aprovação do [Ricardo] Nunes, de maneira geral, ou seja, isso aponta que o Lula é um cabo eleitoral mais forte do que outros nomes vinculados ao bolsonarismo ou ao próprio prefeito, que busca a reeleição. E isso é uma notícia boa para o Guilherme Boulos.

Boulos está esperando surfar com boas notícias econômicas trazidas pelo governo Lula no ano que vem, esperado surfar com queda de desemprego, reajuste do salário mínimo, aumento de renda, ou seja, melhoria da percepção da qualidade de vida na cidade de São Paulo. Isso traria votos.

Basília: Governo de Brasília montará 'operação de guerra' no 7 de setembro

A jornalista Basília Rodrigues afirmou que o governo do Distrito Federal irá mobilizar uma "operação de guerra no dia 7 de setembro". A intenção é demonstrar que Brasília está preparada para eventuais protestos no Dia da Independência.

Falei mais cedo com a Celina Leão e ela encaminhou um pedido à Secretária de Segurança Pública. Bom, pedido do chefe, é uma ordem. Ela encaminhou ofício pedindo reforço de segurança na ordem de mais de 2 mil homens.

Continua após a publicidade

Vão tirar policial até do seu horário de descanso para que passe a percepção de que Brasília está mais segura. Ela calcula 2.080 homens da Polícia Militar e 500 policiais civis, além de Corpo de Bombeiros, SAMU e todo reforço. Um aparato de segurança que não existiu no 8 de janeiro.

Sakamoto: Se áudio do advogado de Cid for verdade, ele precisará de muita prova para inocentar Bolsonaro

Leonardo Sakamoto comentou a respeito do áudio do advogado Cezar Bitencourt, no qual o defensor afirma que Mauro Cid assumiu toda responsabilidade sobre o caso das joias. Contudo, Sakamoto afirmou que, caso Mauro Cid queira "matar no peito" o caso, ele irá precisar apresentar provas para inocentar Jair Bolsonaro.

Em se confirmando que Mauro Cid matou no peito, vai ser uma história de ficção que ele vai ter apresentado. Vai ser engraçado. O Mauro Cid foi a grande mente criminosa por trás do contrabando, peculato, lavagem de dinheiro, de tudo. Foi a família, com Cid pai e Cid filho, que criaram um esquema de desvio de joias doadas pelos árabes ao Brasil e vendendo essas joias sem que o Bolsonaro soubesse da venda das joias.

Tem diálogo do pai do Mauro Cid dizendo que precisa entregar 25 mil 'doletas' ao Jair, de venda de muamba. Se o Cid contou isso, espero que ele não tenha rido na hora que contou.

Continua após a publicidade

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes